Em postagens anteriores demonstrei como é fácil produzir mudas de Jatobá-do-cerrado em casaNesta postagem demonstrarei como produzir mudas de Jatobá da mata (Hymenaea martiana) de forma fácil e prática. 

Jatobá, jatoba, jatoba da mata, mudas de jatoba, sementes de jatoba, mudas, sementes, nativas, seedlings,  seeds,  native seedlings, planta nativa, planta, árvore, plantas, mudas nativas, plantas nativas, natureza, conservação, natureza e conservação, fotos, fotografiasO Jatobá da mata tem ocorrência natural do nordeste do Brasil, até Minas Gerais, Goiás e Tocantins, em vegetação de caatinga e cerrado.

Diferente do Jatobá do cerrado, o da mata é uma árvore de grande porte, podendo atingir até 18 metros de altura. Desta forma, a espécie é mais indicada para ser plantada em locais com amplos espaços, como áreas verdes e praças de áreas urbanas, ou aplicada na recuperação de áreas degradadas.

Jatobá, jatoba, jatoba da mata, mudas de jatoba, sementes de jatoba, mudas, sementes, nativas, seedlings,  seeds,  native seedlings, planta nativa, planta, árvore, plantas, mudas nativas, plantas nativas, natureza, conservação, natureza e conservação, fotos, fotografiasO procedimento para produzir mudas de Jatobá da mata é relativamente simples. O primeiro passo consiste em quebrar a dormência da semente, uma vez que o embrião encontra-se protegido por uma dura membrana que restringe seu contato com a água e o oxigênio, diminuindo a taxa de germinação das sementes. 

Desta forma, para quebrar a dormência do Jatobá da mata, deve-se usar uma lixa ou outro material áspero adequado para fazer uma pequena abertura na membrana que protege o embrião, tendo o cuidado de não o danificá-lo.

Após feita a abertura na membrana da semente, basta colocá-la em um recipiente com água por um período de 5 a 7 dias, devendo água ser trocada a cada 12 horas. 

Jatobá, jatoba, jatoba da mata, mudas de jatoba, sementes de jatoba, mudas, sementes, nativas, seedlings,  seeds,  native seedlings, planta nativa, planta, árvore, plantas, mudas nativas, plantas nativas, natureza, conservação, natureza e conservação, fotos, fotografiasPor volta do quinto dia, a membrana que protege o embrião estará deteriorada e o embrião “inchado” e pronto para ser plantado no saquinho ou outro recipiente.

A taxa de germinação é geralmente alta e a emergência da plântula demora de 15 a 30 dias, mas logo terá uma grande árvore de belo porte.

Gostou da postagem? Então vote no blog para o Prêmio TopBlog 2015 clicando aqui. Estamos concorrendo na categoria Ciência e Tecnologia.