No dia 05 de outubro é comemorado o Dia das Aves, data que serve de alerta para um crime ambiental: o tráfico de animais silvestres. Entre as 13 espécies de papagaios que existem no Brasil, o papagaio-verdadeiro (Amazona aestivaé o principal alvo dos traficantes de animais silvestres, para abastecer o comércio ilegal de animais de estimação.

Projeto Papagaio-verdadeiro, amazona aestiva, dia das aves, 5 de outubro, tráfico de animais, captura de animais silvestres, na natureza, animais, aves do brasil, pássaros do brasil, aves, birds, qual é o dia das aves, extinção, denuncie, que bicho é, conservaçãoSomente no mês de setembro, mais de 300 filhotes de papagaio-verdadeiro foram apreendidos na mesma região, em Mato Grosso do Sul, pela fiscalização. Isso representa, no mínimo, 150 ninhos saqueados esse ano que, em sua maioria, são inutilizados ou perdidos por queda das árvores e deixam de atender à espécie. Esse número equivale a uma parcela mínima de papagaios-verdadeiros que são retirados da natureza para atender o comércio ilegal de animais de estimação, dentro e fora do país.

O Dia das Aves, portanto, pode servir para alertar a população da importância de denunciar quem captura, transporta ou vende papagaios retirados da natureza e, principalmente, para a ilegalidade da compra desses animais. E a lógica é “simples”, se não houvesse compradores de animais do tráfico, não haveria captura e, certamente, os papagaios se manteriam felizes voando na natureza!

O Projeto Papagaio-Verdadeiro, há 20 anos trabalha pela conservação dessa espécie e do ambiente onde vive. Entre as ações que realiza, busca gerar informações sobre o impacto do tráfico sobre as populações nativas e mobilizar a sociedade em ajudar a combater o tráfico e conservar a espécie em seu ambiente natural.

E você, o que pode fazer para ajudar as aves brasileiras? Simples, não compre aves da natureza; denuncie quem captura e comercializa aves da natureza e espalhe estas ideias!

Fonte: Gláucia Seixas, membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza, e idealizadora/coordenadora do Projeto Papagaio-verdadeiro, apoiado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza;