Ambientalistas estão reunidos em prol da criação de uma unidade de conservação de proteção integral no Estado de Minas Gerais. Trata-se do Parque Estadual de Botumirim, região onde está uma das espécies de aves mais ameaçadas do planeta, a rolinha-do-planalto (Columbina Cyanopis). Caso saia do papel, o parque contribuirá para a sobrevivência dos últimos 12 indivíduos dessa ave legitimamente brasileira que atualmente está protegida pela RPPN Reserva Natural rolinha-do-planalto, uma parceria da SAVE Brasil com a Rainforest Trust.

Parque Estadual de Botumirim, rolinha do planalto, botumirim, minas gerais, save brasil, serra do espinhaço, onde encontrar a rolinha do planalto, fotos da rolinha do planalto, ambientalistas, aves do brasil, animais em extinção, aves em extinção, birding, birdwatchingDe acordo com o movimento pela criação dessa unidade de conservação, esse sonho é antigo, e começou a ser debatido ainda no ano de 1999. O objetivo é preserva a natureza de uma das regiões mais bela, sensível e ameaçada da Serra do Espinhaço, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.

Além das dos atrativos históricos e naturais já existentes na região, com a redescoberta da rolinha-do-planalto, é de fundamental importância à criação do Parque Estadual de Botumirim para proteção de todas as riquezas ali existentes, garantido às futuras gerações o acesso e contemplação de bens naturais preciosos. Outro aspecto positivo apontado é que a criação do parque alavancará o ecoturismo em Botumirim, propiciando emprego e renda para o município.

Rolinha do planalto em extinção, rolinha do planalto, Blue-eyed Ground-Dove, columbina cyanopis, botumirim, parque estadual de botumirim, birding, birdwatching, natureza, preservação da natureza, animais em extinção, conservação, minas geraisA região pretendida para o parque é composta por Cerrado e Mata Atlântica - veredas, campos rupestres e de altitude, chegando a 1.438 metros. A grande maioria dos córregos e rios da região, entre eles o Itacambiraçu, o Rio Noruega, Ribeirão da Onça e Ribeirão do Gigante nascem nesse conjunto de serras que cortam o município no sentido Norte/Sul.

Você também pode ajudar para que esse parque saia do papel e proteja a biodiversidade da região. Basta acessar a campanha de coleta de assinaturas no site Change.org (clique e será redirecionado para a campanha) e assinar a petição. A meta é atingir 25 mil assinaturas que serão entregues ao Secretário de Estado de Meio Ambiente Germano Luiz Gomes Vieira. Vamos lá salvar a rica biodiversidade local!

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.


Sobre o autor

Dianes G. Marcelino é engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.