A temporada de verão chegou e com ela milhares de pessoas aproveitam as férias e festas de final de ano para viajar para praias, cachoeiras, balneários, e parques naturais para renovar as energias em contato com a natureza. Todavia, é preciso curtir o verão de forma sustentável, não degradando ou deixando lixo nos pontos turísticos visitados. Lixo descartado em local inadequado provoca a morte de milhares de animais.
Verão sustentável, verão 2019, morte de animais, recolha o lixo, não jogue lixo na natureza, natureza, turismo, viajar, férias, praia, sustentabilidade, animais, marinho, animais marinhos, cidadão consciente, Cachoeira do Escorrega macaco, Taquaruçu, Palmas, TocantinsSem pensarmos geramos uma infinidade de lixo enquanto curtimos a natureza. É aquela garrafinha de água gelada que levamos para nos hidratar, a sacolinha, a latinha, o copo e o canudinho do lanche, restos de alimentos, dentre muitos outros, que, em contato com o meio ambiente acabam acarretando uma série de impactos ambientais, como por exemplo, a mortandade de animais, principalmente aquáticos, ocasionada pela presença de diferentes tipos de formas de plásticos presentes nos ambientes aquáticos.
Neste sentido, é preciso repensar nossas atitudes ao visitarmos os atrativos naturais, tendo em vista sempre preservar a natureza. Ao contemplar os atrativos turísticos repense sobre a quantidade de lixo produzida e reduza; seja responsável pelo seu lixo, recolhendo tudo e fazendo o descarte ambientalmente adequado; o plástico é um dos maiores causadores de mortes de animais marinhos, portanto, evite seu uso, e; opte sempre pelo durável em vez do descartável. Deixe na natureza apenas pegadas e leve apenas lembranças.
Seguindo todas essas dicas o verão será sustentável e todos sairão ganhando. Cidadão consciente cuida e preserva o meio ambiente!
Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.

Sobre o autor

Dianes G. Marcelino é consultor, engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.