Birdwatching é um termo da língua inglesa empregado a pessoas que dedicam parte do seu tempo à observação de aves em seu ambiente natural. Surgiu inicialmente na Europa, se expandido para a América do Norte, onde existe o maior número de praticantes. Posteriormente se expandiu para outras regiões, sendo uma atividade praticada por pessoas do mundo todo, tanto por lazer, com cunho educacional quanto profissionalmente, que gera renda local e traz outros benefícios.

Aves, birds, Tocantins, birding, birdwatching, Brazil, passaros, fotografia, foto, aves do brasil, animais, animals, surucuá grande de barriga amarela, fotos de aves,No Brasil, que apresenta uma riqueza de 1.901 espécies de aves, a atividade vem crescendo ano após ano. A maior e mais tradicional feira de observação de aves, a AvistarBrasil, promovida pela Ecoavis já está em sua nona edição e recebe observadores de diferentes localidades do Brasil e do Exterior.

Cada estado apresenta sua particularidade em termos de riqueza e raridade de espécies, sendo algumas encontradas exclusivamente em regiões muito específicas, ou seja, endêmicas a uma determinada área. De toda a diversidade da avifauna brasileira, 635 espécies (aproximadamente 33% das aves do Brasil) tem ocorrência no Estado do Tocantins, o que coloca o estado como uma importante rota para a prática do Birdwatching uma vez que apresenta espécies tanto do bioma Cerrado, da Amazônia e Caatinga.

aves do Tocantins, Birdwatching, birding Brazil, Tocantins, aves, brasil, Araracanga, Ara macaw, Aves do Brasil, Palmas, Tocantins, observação de aves, passaro, passarinho, birds, birds of brazil, fotografia, fotografia de natureza, wildlife photo, photo, photography,  nature photography,  photo of birds, arara, arara vermelhaDe acordo com Marcelo Barbosa, ornitólogo e que também desenvolve atividades como guia de observação de aves no estado, o Tocantins apresenta espécies e locais importantes para a prática da atividade. É possível ver espécies endêmicas das matas secas calcárias do sudeste do estado, como a tiriba-do-paranã Pyrrhura pfrimeri, espécies endêmicas da bacia do rio Araguaia, como o cardeal-do-araguaia Paroaria baeri, o chororó tocantinense Cercomacra ferdinandi, e uma espécie de curutié Certhiaxis sp. ainda não descrita pela ciência e que foi descoberta no Parque Estadual do Cantão

A capital Palmas também tem suas peculiaridades em termos de aves, apresentando aproximadamente 346 espécies ocorrendo na área urbana o que a torna um ótimo atrativo para a atividade, além da região serrana incluindo o distrito de Taquaruçu e suas belas cachoeiras.

Para conhecer cada uma dessas espécies e muitas outras escreva para nós e visite o Tocantins!

Conheça outras aves no "Que bicho é?" deste Blog!