Uma ação coordenada pela Polícia Judiciária portuguesa, através da Unidade Nacional de Combate a Corrupção com o apoio do Instituo de Conservação da Natureza e Florestas, apreendeu 173 aves silvestres que seriam destinadas ao comércio ilegal. O valor das espécies apreendidas gira em torno de 200 mil euros.

ararajuba-guaruba-guarouba-ameaçada-de-extinção
Ararajuba - Guaruba guarouba, ameaçada 
de extinção. Foto: André Corrêa
Segundo a Polícia, das aves apreendidas, 64 pertencem a espécies em risco de extinção. 

Informações do jornal português Correio da Manhã destacam que dentre as espécies em risco de extinção estão o Papagaio de cara roxa - Amazona brasiliensis, Papagaio da Serra ou Charão - Amazona pretrei, Chauá - Amazona rhodocorytha e a Ararajuba – Guaruba guarouba. Segundo o jornal, os ovos dessas aves são contrabandeados do Brasil e chocados em Portugal.

Como relatado neste blog, o tráfico da vida silvestre é considerado a terceira maior atividade ilegal do mundo, movimentando em torno de 20 bilhões de dólares. De acordo com a Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres – Renctas, Portugal, em conjunto com outros países como México, Itália, França, etc., é um dos principais países de trânsito comercial de animais silvestres, onde geralmente são legalizados.

Denuncie o trafico de animais silvestres!

Fonte: Polícia Judiciária e jornal Correio da Manhã.