Monitorando desmatamento ilegal utilizando celulares reciclados

Já pensou em monitorar o desmatamento das florestas por celular? Pensando nisso, a StarUp Rainforest Connection está desenvolvendo um projeto ambicioso que emprega a tecnologia móvel para monitorar e proteger florestas remotas em tempo real.
rainforest-connection-confecção-laboratório
Processo de desenvolvimento do projeto.
Foto: Divulgação.
Os desenvolvedores do projeto reciclaram celulares velhos e conseguiram criar um dispositivo autônomo, alimentado por energia solar, que detecta em tempo real todos os sons da floresta. Assim, no caso de desmatamento ilegal, o barulho dos motosserras é captado a longa distância pelo dispositivo, que imediatamente alerta a central de monitoramento sobre a retirada de madeira ilegal na área monitorada. Desta forma, as autoridades locais poderão agir no momento exato e prender os responsáveis pela degradação.

rainforest-connection-instalado-na-floresta
Dispositivo instalado na mata.
Foto: Divulgação.
O Rainforest Connection é instalado nas copas das árvores, ficando praticamente invisível aos invasores e garantindo que as placas solares sempre estejam captando a luz solar para alimentar o dispositivo. Rainforest Connection já foi testado em florestas da Sumatra e os resultados foram animadores.

Para expandir o projeto e comprovar ainda mais sua utilidade, seus desenvolvedores visam sua instalação em mais três reservas com florestas tropicais localizadas na Indonésia, África e Amazônia (na terra indígena Alto Rio Guamá, no Pará).

Em escala global, o Rainforest Connection será capaz de reciclar milhões de celulares, tornando-os guardiões das florestas.

Gostou do texto? Curta, compartilhe! Acompanhe Natureza e Conservação no Facebook e G+.
Monitorando desmatamento ilegal utilizando celulares reciclados Monitorando desmatamento ilegal utilizando celulares reciclados Reviewed by Dianes G. Marcelino on 12:34 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.