O Observatório de Unidades de Conservação – UCs é uma iniciativa da ONG WWF-Brasil com a contribuição de instituições parceiras, pesquisadores e usuários independentes.

Observatório-de-Unidades-de-Conservação
Observatório de Unidades de
Conservação. Foto: Capa/WWF
Lançado em 2012, o projeto tem como objetivo reunir dados essenciais para o conhecimento da biodiversidade, monitoramento, gestão e uso público das unidades de conservação federais e estaduais do Brasil, gerando informações úteis para o planejamento estratégico e ações para melhorar a gestão das UCs.

As unidades de conservação têm como papel preservar a natureza, promovendo o uso sustentável dos recursos naturais, protegendo as espécies, habitats e ecossistemas, garantindo a manutenção dos processos ecológicos e consequentemente de um ambiente ecologicamente equilibrado. Entretanto, poucas UCs do Brasil apresentam estudos sobre sua biodiversidade presente e o projeto da ONG WWF-Brasil surge para sistematizar os dados existentes das UCs em uma base única, atualizada constantemente e de fácil acesso para todos.

As informações da base de dados são provenientes de diversas fontes, como artigos científicos, publicações oficiais, avaliação ecológica rápida, sites especializados em divulgação sobre espécies, dentre outros. Atualmente estão disponíveis 75.540 registros de mais de 17 mil espécies de plantas, invertebrados, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos em 417 unidades federais e estaduais.

De acordo com os dados já cadastrados, os grupos com maior número de registros é o das plantas, com 9.965 espécies conhecidas, seguido pelas aves (1.555 espécies), peixes (1.535 espécies), anfíbios (753 espécies), mamíferos (687 espécies) e répteis, com 510 espécies conhecidas, demonstrando a importância dessas áreas para a manutenção da biodiversidade.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.