Já pensou em monitorar o desmatamento das florestas por celular? Pensando nisso, a StarUp Rainforest Connection está desenvolvendo um projeto ambicioso que emprega a tecnologia móvel para monitorar e proteger florestas remotas em tempo real.

rainforest connection, rainforest, celular, monitorar desmatamento por celular, monitoran
Os desenvolvedores do projeto reciclaram celulares velhos e conseguiram criar um dispositivo autônomo, alimentado por energia solar, que detecta em tempo real todos os sons da floresta. Assim, no caso de desmatamento ilegal, o barulho dos motosserras é captado a longa distância pelo dispositivo, que imediatamente alerta a central de monitoramento sobre a retirada de madeira ilegal na área monitorada. Desta forma, as autoridades locais poderão agir no momento exato e prender os responsáveis pela degradação.

rainforest connection, rainforest, celular, monitorar desmatamento por celular, monitoramento de desmatamento, floresta, destruição das florestas
O Rainforest Connection é instalado nas copas das árvores, ficando praticamente invisível aos invasores e garantindo que as placas solares sempre estejam captando a luz solar para alimentar o dispositivo. Rainforest Connection já foi testado em florestas da Sumatra e os resultados foram animadores.

Para expandir o projeto e comprovar ainda mais sua utilidade, seus desenvolvedores visam sua instalação em mais três reservas com florestas tropicais localizadas na Indonésia, África e Amazônia (na terra indígena Alto Rio Guamá, no Pará). Em escala global, o Rainforest Connection será capaz de reciclar milhões de celulares, tornando-os guardiões das florestas.

Gostou do texto? Curta, compartilhe! Acompanhe o Blog Natureza e Conservação no Facebook e G+.