Nesse período de seca, as espécies da flora do cerrado se destacam com suas belas florações que vão desde o branco das flores de Pequi até o roxo intenso da Sucupira-branca. Nesta época vai se embora o verde das folhas e surgem a imensidão de cores de suas flores, deixando a paisagem seca muito mais bonita.

Flor de Pequi, flores do cerrado, Caryocar brasiliensis, pequi, cerrado, flowers, natureza, blog natureza e conservação, fotos de flores, fotos de flores do cerrado, fotos de árvores do cerrado, árvores do cerrado, Tocantins, GoiásMuitas dessas espécies são comuns no cerrado, destacando o Pequi - Caryocar brasiliensis (foto ao lado), “fonte” da vida para muitos goianos e tocantinenses por ser uma árvore que fornece um fruto muito delicioso e apreciado pela grande maioria da população nessas localidades. Com flores de coloração branca, a espécie proporciona um espetáculo da natureza nessa época do ano.

Flores de Sucupira-branca, Pterodon emarginatus, flores do cerrado,  Sucupira, sucupira branca, sucupira lisa, cerrado, flowers, natureza, blog natureza e conservação, fotos de flores, fotos de flores do cerrado, fotos de árvores do cerrado, árvores do cerrado, Tocantins, GoiásOutra espécie que dá um espetáculo nessa época do ano é a Sucupira-branca ou Sucupira-lisa (Pterodon emarginatus). Mesmo estando no período em que as chuvas são escassas, esta árvore possui uma copa frondosa com uma densa folhagem verde brilhante que fica ainda mais bonita com sua floração em tons de roxo. Diferentes partes da planta apresenta propriedades medicinais, sendo utilizadas para tratamento de reumatismo e diabetes. Em área urbana, esta espécie pode ser um atrativo a mais para os frequentadores de praças e áreas verdes.

Flores do cerrado, árvore Chapéu de couro, salvertia convallariodora, salvertia, fotos flores brancas, cerrado, flowers, natureza, blog natureza e conservação, fotos de flores, fotos de flores do cerrado, fotos de árvores do cerrado, árvores do cerrado, Tocantins, GoiásTambém com flores de coloração branca, o chapéu-de-couro (Salvertia convallariodora) é comumente encontrado no cerrado. Apresenta grandes cachos que deixam a paisagem seca com muito mais vida, uma vez que suas flores são atrativas para a fauna. Sua casca e folhas apresentam propriedades medicinais, sendo bastante utilizada na medicina popular.

Além dessas espécies, muitas outras apresentam belas florações que se destacam no cerrado. Você conhece alguma que chama atenção? Em outra postagem escreverei mais sobre outras árvores com floração exuberante de ocorrência no cerrado.