A Saíra-apunhalada (Cherry-throated Tanager) é uma ave rara e que somente é encontrada nas regiões serranas do Espírito Santo. Esta raridade tem atraindo turistas de várias regiões do mundo, em especial dos Estados Unidos e Inglaterra, onde grande parte da população tem o hábito de observar aves na natureza.

aves, birds, Saíra apunhalada, passarinho, passaros,  Cherry-throated Tanager,  Nemosia rourei,  Nemosia, rourei, Brazil, bird, saira, tourism, turismo, fotos, fotografia, natureza, animals, beautiful, photograph, birding, birdwatching, blog natureza e conservaçãoA Saíra-apunhalada é uma ave pequena, medindo cerca de 10 centímetros. Descoberta em 1870, a ave passou mais de 70 anos sem ser registrada, sendo novamente encontrada em meados de 1940. É conhecida por esse nome porque, além de sua plumagem branca e cinza tem manchas vermelhas que lembram a da ferida causada por um punhal.

A espécie vive no alto da floresta, de onde obtém seu recurso alimentar como pequenos insetos e também alguns frutos. Devido a vários fatores, como desmatamento para pastagem, plantio de eucalipto e lavouras de café, a espécie é considerada ameaçada de extinção.

Segundo o secretário Estadual de Turismo, José Sales Filho, a intenção é fortalecer o nicho do turismo de observação de aves no Espírito Santo, com a divulgação por meio de eventos e operadores internacionais. Esses operadores poderão, inclusive, atuar vendendo pacotes turísticos.

“Um turista de praia gasta R$ 46 por dia, já o observador de aves, R$ 500. São turistas que não vêm em massa e o atendimento a eles não é complicado. Já temos estrutura e receptivo. Além disso, eles podem ficar mais tempo que o previsto para fotografar o pássaro”, disse.

Sales destacou ainda que vai ser realizado em outubro o AvistarES, evento que vai reunir observadores de aves de vários locais. No futuro também se pretende transformar a Pedra Azul (onde saíra-apunhalada é encontrada mais facilmente) em patrimônio da humanidade.

Fonte: G1