Em 2015 mais de 14 mil observadores de aves de várias partes do mundo participaram do primeiro Global Big Day. Para este ano, os preparativos já se iniciaram para a segunda edição do evento. No Tocantins, amantes da observação de aves já têm em mente alguns roteiros para o paraíso das aves.

Global Big Day, birding, birdwatching, aves, observar aves, observação de aves, Tocantins, aves do Tocantins, birds, Birds of Brazil, Birds of Tocantins, passarinhar, pássaros, pássaros do BrasilNo ano passado o evento foi muito proveitoso, mas este ano queremos melhorar a participação do Tocantins durante o maior evento de observação de aves. Alguns amigos de passarinhadas tem sugerido montarmos um grande grupo para irmos observar e catalogar aves em alguma unidade de conservação do Tocantins ou outra região que apresente remanescentes de vegetação em bom estado de conservação, explica o fundador do blog Natureza e Conservação e observador de aves Dianes Marcelino.

O Tocantins tem mais de 630 espécies de aves o que representa cerca de 33% de todas aves do Brasil. Este fato coloca o Estado como uma importante rota para a prática de observação de aves (birdwatching), sendo que o turismo neste seguimento tem crescido nos últimos tempos. Mostrar esta grande riqueza da avifauna tocantinense durante o Global Big Day atrairá ainda mais futuros turistas interessados em conhecer nossas belas aves.

O Global Big Day 2016 será realizado no dia 14 de maio e a expectativa dos organizadores é bater o recorde de número de participantes e consequentemente o número de espécies de aves identificadas e inseridas na base de dados do eBird durante o evento.

Fique atento, o blog Natureza e Conservação irá acompanhar o evento no Tocantins e trará mais informações sobre as equipes participantes.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.

Sobre o autor

Dianes G. Marcelino é engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.