Após ser consolidada como a Capital dos esportes, Palmas recebe no próximo domingo, 10 de abril, um dos maiores eventos de triatlo do mundo, o Ironman 70.3 Palmas, que irá abrir a série de eventos do Circuito Ironman no Brasil em 2016. Estão inscritos atletas de 22 países, distribuídos nas categorias Profissional e Amador. Eles competirão o percurso de 1,9km de natação, 90.1km de ciclismo e 21.1km de corrida. Além das provas, o evento contará com a Expo, feira de produtos e serviços relacionados ao esporte, além da Vila dos Sabores. Esta programação terá início nesta quinta-feira, 07, e segue até domingo, 10.

Ironman, Ironman 70.3, Ironman Palmas, Ironman Brasil, Ironman Tocantins, Capital dos esportes, fotos ironman, Fotos Palmas Tocantins, Esportes radicais, Palmas, TocantinsSediar o circuito é mais uma demonstração de que a mais nova capital do país tem potencial para receber grandes eventos, seja nacional ou internacional. Em setembro do ano passado, Palmas recebeu o I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, que contou com a participação de mais de dois mil atletas de 30 países, totalizando 22 etnias. Além do grande legado material deixado, a Capital se tornou referência mundial em eventos e teve a economia local fortalecida.

O secretário executivo da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Fundesportes), Rafael Felipe, explica que a escolha de Palmas aconteceu após os organizadores visitarem a cidade e perceberem o potencial esportivo da Capital. “A cidade com suas belezas cênicas foi o fator determinante para que tivéssemos uma prova dessa magnitude. Após perceberem esse potencial não tinha como não trazer o circuito. E como não dá para fazer mais de cinco etapas no Brasil, Brasília acabou perdendo e Palmas foi anunciada como a nova sede do Campeonato Sul-Americano de Ironman 70.3”, detalhou.

O Ironman 70.3 Palmas será classificatório para o Campeonato Mundial de Ironman 70.3 em Sunshine Coast, em Queensland, na Austrália.

Preparação

Outro legado, e este muito especial, foi a mudança de estilo de vida dos palmenses, que passaram a viver o atletismo e a participar de provas esportivas. A jornalista Sâmia Cayres Lima, 29 anos, é uma dessas pessoas. Ela conta que começou a correr de forma mais disciplinada no ano passado e desde então participou de todas as provas do Circuito Virgílio de Corrida de Rua e de uma meia maratona em São Paulo. “Já praticava moutain bike e no ano passado tive a oportunidade de fazer a Travessia da Ilha do Bananal de bike. Quando soube do Ironman 70.3 em Palmas, pensei na possibilidade de participar já que corria e pedalava, faltava a natação”, disse. Sâmia é atleta amadora e o circuito será sua primeira prova de triatlo. Segundo ela, o objetivo é apenas terminar a prova.

A jornalista diz que o aumento de eventos em Palmas influenciou a mudança no estilo de vida de maneira positiva. “Ter um evento que trará atletas do mundo todo como o Ironman mostra que quanto mais houver investimento no esporte mais palmenses terão acesso ao esporte e poderão entrar neste mundo. Acho super válido”, enfatizou.

Conheça o percurso

Os competidores largarão na Praia da Graciosa, onde acontecerá a natação. Em seguida, um percurso de duas voltas do ciclismo levará os atletas por um belo cenário, incluindo a ponte do rio Tocantins, com 8km de extensão, finalizando o triatlo com duas voltas de corrida às margens do rio, retornando então à praia.

A competição vale pelo Campeonato Sul-Americano e oferecerá uma premiação de US$ 75.000,00 e pontos no ranking para os profissionais, além de 35 vagas para os atletas amadores no Campeonato Mundial Ironman 70.3, que acontecerá em Sunshine Coast, em Queensland, Austrália. Participam desta etapa em Palmas, competidores da Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Suíça, Chile, Colômbia, Alemanha, Dinamarca, Equador, Espanha, França, Reino Unido, Índia, Israel, Marrocos, México, Polônia, Paraguai, Estados Unidos, Venezuela e Vietnã.

Ironman Palmas

O Ironman 70.3 Palmas é organizado pela Latin Sports e realizado pela Associação Brasileira Esportiva Social e Cultural Endurance (ABEE). Conta com o patrocínio da Mizuno e apoio da Prefeitura Municipal de Palmas, Federação Tocantinense de Triathlon, Gatorade, AquaSphere, Integralmedica, Shimano e TriSport.

Fonte: Redação Secom/Palmas.