A poucos dias da realização do Ironman 70.3 Palmas, o atleta Vander Praxedes, do Bolsa Atleta da Prefeitura de Palmas, vive a expectativa de disputar pela primeira vez uma prova deste nível competindo “em casa”. Triatleta há 4 anos, o competidor já participou de outras provas importantes em diversas cidades brasileiras mas está feliz com a realização do Ironman 70.3 em um território conhecido.

Ironman, Ironman Palmas, Ironman 70.3, Palmas, Tocantins, Ironman mundial, Turismo, esporte radical, Brasil“Competir nesse nível em casa, será uma experiência diferente, sem dúvidas. Mas será muito prazeroso. Espero estar num bom dia, na minha melhor forma e fazer o meu melhor, representando a nossa cidade. Além disso, tanto o público quanto os participantes poderão estar perto dos melhores atletas do mundo nessa distância, como Tim Don, Leanda Cave, atletas que já ganharam mundiais. Estar numa mesma prova que eles será uma honra”, avaliou.

Para encarar 1,9km de natação, 90,1 km de ciclismo e 21,1 km de corrida, o atleta investiu forte no treinamento nos meses que antecederam a prova. Dividiu o seu tempo entre o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, onde é 1º Sargento, e os treinamentos diários na piscina, no lago, em cima da bicicleta ou com tênis nos pés. Vander contou ainda que aproveitou os finais de semana para fazer treinamentos ainda mais intensos.

Esta é a terceira vez em que o atleta irá disputar um Ironman: competiu nas provas de Florianópolis e Fortaleza, que são as provas chamadas “full” com o percurso correspondente ao dobro do que será disputado na capital tocantinense. Também participou de duas edições do Brasília Triathlon Endurance, competição com distâncias similares às que serão percorridas na prova do próximo domingo.

Ironman, Ironman Palmas, Ironman 70.3, Palmas, Tocantins, Ironman mundial, Turismo, esporte radical, BrasilO evento contará com a participação de cerca de mil atletas de 22 países. Serão US$ 75.000,00 de premiação para os profissionais, além de pontos no ranking, e 35 vagas para os atletas amadores no Campeonato Mundial Ironman 70.3, que acontecerá em Sunshine Coast, em Queensland, Austrália.

O Ironman70.3 Palmas acontece no dia 10 de abril na Capital, com largada às 6h, na praia da Graciosa. Além da prova principal, será realizada a EXPO, feira de produtos esportivos e oficiais do evento, que acontece entre os dias 7 e 10 de abril, também na praia da Graciosa. Além disso, o evento é um ótima oportunidade para aumentar o turismo em Palmas. Os participantes da prova e visitantes poderão desfrutar de belos cenários naturais que o município tem para oferecer.

O Ironman 70.3 Palmas é organizado pela Unlimited Sports e realizado pela Associação Brasileira Esportiva Social e Cultural Endurance (ABEE). Conta com o patrocínio da Mizuno e apoio da Prefeitura Municipal de Palmas, Federação Tocantinense de Triathlon, Gatorade, AquaSphere, Integralmedica, Shimano, NET e TriSport.

Fonte: Secom Palmas