Com registro confirmado pela última vez em 1941, no Estado de Goiás, a rolinha-do-planalto (Columbina cyanopis) já era dada como extinta na natureza. Mas para surpresa da comunidade ornitológica a espécie acaba de ser redescoberta pelo ornitólogo Rafael Bessa. O anúncio foi feito durante o Avistar, no Instituto Butantan, em São Paulo.

Rolinha-do-planalto, Blue-eyed Ground-Dove, Columbina cyanopis, rolinha-brasileira, pombinha-olho-azul, rolinha-do-planalto redescoberta na natureza, aves extinta, aves brasileiras em extinção, fotos rolinha-do-planalto, imagens rolinha do planalto, natureza, conservação, avistar, avistar 2016, Rafael Bessa, birding, birds, birdwatching, re-discovery of the Blue-eyed Ground-Dove, photography Blue-eyed Ground-Dove“Dizem que um dia ela [sorte] chega pra todos. A minha veio em forma de passarinho. Aliás, rolinha pra ser mais preciso. Mas não é qualquer rolinha dessas que encontramos por aí, em variedades roxas, brancas, de asa-canela ou das que apagam fogo... Me refiro a uma rolinha especial, de olhos azuis e tão rara quanto poderia ser”, descreve Bessa em sua página no Facebook sobre o achado.

Encontrar um “fantasma” que a 75 anos não era documentado na natureza é uma sensação que deixa qualquer um em estado de êxtase. “Nada pode definir a sensação de estar de frente com um fantasma. Logo eu, tão cético sobre tudo, fui confrontado com uma ave que me fez ter dúvidas se estava acordado ou sonhando”, descreve Bessa ao confirmar que se tratava da rolinha-do-planalto, encontrada após 75 anos sem registros confirmados.

Agora, grupo de pesquisadores, com participação do Observatório de Aves – Instituto Butantan e da Sociedade para a Conservação de Aves do Brasil (SAVE Brasil), trabalha em um plano para a conservação desta bela espécie da avifauna brasileira, visando sua retirada da categoria de espécie ameaçada de extinção.

Com a colaboração de Túlio Dornas.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.