O Global Big Day 2016 está oficialmente finalizado. Durante o dia 14 de maio, inúmeros observadores de aves em várias partes do mundo se reuniram em prol de um único objetivo: avistar o maior número de aves durante 24 horas. E nós, observadores de aves do Tocantins, não ficamos para trás, após um longo dia de passarinhada, batemos os números do Global Big Day 2015.

Global big day, global big day 2016, global big day Tocantins, World Big Day Brazil, aves do tocantins, Lagoa da confusão, aves de lagoa do confusão Tocantins. birding, birdwatching, Natureza, blog natureza e conservaçãoNo evento de 2015, o Tocantins foi 20º Estado com o maior número de aves catalogadas em um único dia, 138 no total, tendo sido enviadas à plataforma do eBird 7 listas de espécies. Neste ano, o número de lista e espécies mais do que dobraram, tendo sido enviadas à plataforma 16 listas, que juntas contabilizaram 302 espécies de aves, deixando o Tocantins em 8º lugar no ranking geral nacional, mesmo tendo sido o Estado que  menos enviou listas entre os 10 primeiros colocados.

E o próximo evento de observação de aves está chegando, o Big Day Brasil 2016, etapa nacional que reúne os amantes da observação de aves do país. Esperamos que mais pessoas possam passarinhar em outras regiões do Tocantins e aumentar o número de espécies registradas.


Locais amostrados durante o Global Big Day

Unidade de Conservação APA Lago de Palmas

Esta unidade de conservação de uso sustentável já nos prestigiou com gratas surpresas durante o primeiro Big Day Brasil Primavera, no ano passado, ao nos presentear com o registro de uma espécie de felino ameaçado de extinção, o gato-do-mato (Leopardus tigrinnus). É uma região de extremo interesse para conservação da biodiversidade, tendo sido identificadas pelo menos 3 espécies ameaçadas de extinção no seu interior, mas que sofre grande pressão antrópica.

Global big day, global big day 2016, global big day Tocantins, Pipira-preta, Tachyphonus rufus, World Big Day Brazil, White-lined Tanager, aves do tocantins, APA Lago de Palmas, birding, birdwatching, Natureza, blog natureza e conservaçãoNesta segunda edição do Global Big Day, a APA Lago de Palmas recebeu a equipe formada por mim (Dianes Marcelino), Marcelo Barbosa, Renato Soares e Gilson Afonso. Para abranger uma maior área e poder identificar um maior número de espécies nos dividimos em duplas. Marcelo e Gilson percorreram ambientes de campo cerrado, enquanto que Eu e Renato percorremos um ambiente de carrasco (vegetação arbórea arbustiva densa sobre solo arenoso) com enclaves de ambientes florestais (mata semidecídua).

Eu e o Renato percorremos aproximadamente 7 Km de trilhas e registramos 90 espécies. Do outro lado da APA Lago de Palmas, Marcelo e Gilson contabilizaram cerca de 94 espécies. Destaque para  o beija-flor-vermelho (Chrysolampis mosquitus), saíra-da-cabeça-azul (Tangara cyanicollis), o chorozinho-da-caatinga (Herpsilochmus sellowi) e o maxalalagá (Micropygia schomburgkii) que deram um show a parte. 

RPPN Canguçu - Pium

No leste tocantinense, na RPPN Canguçu, localizada na região da Ilha do Bananal e Cantão, coube à equipe formada por Túlio Dornas, Bruno Almeida, Saulo Azevedo e Divino Nunes mostrarem a riqueza da avifauna local durante o Global Big Day 2016.

Global big day, global big day 2016, global big day Tocantins, World Big Day Brazil, aves do canguçu, Pium, aves de Pium Tocantins, birding, birdwatching, Natureza, blog natureza e conservação, fotos de aves, fotos de pássaros, fotos, arapapá, Cochlearius cochleariusA RPPN Canguçu tem uma área aproximada de 60 hectares, mas devido a sua localização, entre o Parque Nacional do Araguaia e Parque Estadual do Cantão, apresenta extrema importância para conservação da biodiversidade local, sendo refúgio para inúmeras espécies.

Os trabalhos de observação da equipe começaram bem cedo, por volta das 3 da manhã. As observações e registros das aves foram feitas em trilhas que cortam a RPPN Canguçu e ao longo do Rio Javaés. No total, foram catalogadas 157 espécies de aves, destacando (Penelope ochrogaster), o pato-corredor (Neochem jubata), o arapapá (Cochlearius cochlearius) e o cardeal-do-araguaia (Paroaria baeri).

Lagoa da Confusão e Colinas do Tocantins

Em Lagoa da Confusão coube a Déborah Rodello mostrar as aves da região. Diferente das outras equipes tocantinenses, o Global Big Day em Lagoa da Confusão foi realizado sobre as águas, sendo utilizados caiaques durante o percurso escolhido para observação e catalogação das aves.

Global big day, global big day 2016, global big day Tocantins, World Big Day Brazil, Birding kayak, aves do tocantins, Lagoa da confusão, aves de lagoa da confusão, Tocantins, birding, birdwatching, Natureza, blog natureza e conservaçãoNo total foram percorridos cerca de 6 quilômetros, englobando áreas da lagoa e do Rio Urubu. No final dos trabalhos, a equipe contabilizou 124 espécies, a 2ª equipe que mais visualizou aves durante o evento, destacando as araras, tucanos, o pavãozinho-do-pará (Eurypyga helias) e a choca d'água (Sakesphorus luctuosus). 

Lagoa da Confusão tem um grande potencial para atrair turistas interessados na observação de aves, principalmente devido aos seus extensos campos alagados.

Para finalizar o dia do Global Big Day tocantinense, coube a Wanieulli Pascoal inventariar as aves da região de Colinas do Tocantins durante o evento.  

Global big day, global big day 2016, global big day Tocantins, World Big Day Brazil, aves do tocantins, Colinas do Tocantins, aves de colinas do Tocantins, Tocantins, birding, birdwatching, Natureza, blog natureza e conservaçãoAs aves foram observadas em diferentes ambientes, que englobaram cerradão, matas ciliares, áreas alagadas, pastagens e no centro urbano da cidade.

No total foram elaboradas 4 listas, sendo catalogadas 134 espécies de aves, destacando as espécies saíra-de-bando (Tangara mexicana), a saíra-de-cabeça-azul (Tangara cyanicollis) e o araçari-de-bico-branco (Pteroglossus aracari), além das belíssimas araras vermelhas e canidé

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.

Sobre o autor

Dianes G. Marcelino é engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.