Medindo cerca de 6,5 centímetros de comprimento, o caçula - Miyornis ecaudatus é o grande campeão do ranking das menores aves do Brasil. Seu porte também o credencia ao posto de uma das menores aves do mundo.

Menor ave do Brasil, menor pássaro do Brasil, menor ave do mundo, pássaros, Caçula, Miyornis ecaudatus, Short-tailed Pygmy-Tyrant, birds, birding, Tocantins, Pará, aves, animais, natureza, pássaros, fotos de aves, fotos, conservação da naturezaO intruso entre os beija-flores tem como principais características dorso, asas, uropígio e cauda na coloração verde-amarelada. As asas e cauda apresentam detalhes na cor escura, sendo as bordas amareladas. 

Apresenta cabeça na coloração cinza e anel periocular branco. A parte inferior, garganta e peito é branco, apresentando uma cauda extremamente curta.

Tem ampla ocorrência na região amazônica, vivendo especialmente nas copas das árvores de florestas úmidas e matas secundárias. Realiza voos acrobáticos para capturar suas presas, geralmente composta por pequenos insetos. O seu tamanho e delicadeza encanta muitos observadores de aves que vão em sua procura.

Veja no vídeo abaixo esta bela ave do Brasil trabalhando na construção do seu ninho. Registro feito em uma fragmento de floresta amazônica no Tocantins. Não esqueça de se inscrever no Canal.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.