Um ecossistema florístico bem característico da Serra dos Carajás, no Sudeste do Pará, são as áreas de cangas, caracterizadas por afloramentos de rochas ferruginosas em meio à vegetação. Pesquisa indica que neste tipo de ecossistema um grupo florístico tem se destacado: as orquídeas. O levantamento das espécies de orquídeas das cangas da Serra dos Carajás foi publicado na Revista Rodriguésia pelos pesquisadores Ana Kelly Koch, Jesiane Cardoso Miranda e Climbê Ferreira Hall.

Orquídeas, flores de orquídeas,cangas, orquídeas das áreas de cangas da serra dos carajás, Parauapebas, Pará, floresta nacional de carajás, orchidae, Orchidaceae, flora, orquídeas e mineraçãoDe acordo com os autores, a flora de orquídeas das áreas de canga da Serra dos Carajás é representada por 22 gêneros e 26 espécies, o que representa cerca de 22% de um total 118 de espécies de orquídeas catalogadas para Carajás quando se considera todas as fitofisionomias da região.

Algumas espécies de orquídeas das áreas de cangas da Serra dos Carajás podem ser encontradas em outras localidades no Brasil e também em outros países. Entretanto, espécies como Epidendrum amblostomoides, Habenaria nuda, Mormodes paraensis são endêmicas do Brasil, não tendo registros de ocorrências em outros países e Uleiochis longipedicellata, descrita em 2015, é endêmica da Serra dos Carajás, ou seja, só pode ser encontrada nas áreas de cangas de Carajás.

Preservar toda essa biodiversidade não é uma tarefa nada fácil. As áreas de cangas geralmente estão associadas às principais jazidas de extração de minério ferro do país, caso da Mina da Vale, localizada na Serra dos Carajás, uma das maiores do mundo. Desta forma, dada à singularidade do ecossistema de cangas, fica evidente a necessidade de um planejamento para conservação das espécies da flora orquídeas e demais espécies das áreas de cangas de Carajás.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.

Sobre o autor

Dianes G. Marcelino é consultor, engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.