Uma boa notícia vinda do sul do Vietnã, um animal que há 30 anos não era visto na natureza acaba de ser redescoberto por pesquisadores da Global Wildlife Conservation (GWC). O animal é o pequeno cervo-rato-do-vietnã de nome científico Tragulus versicolor. O nome popular é bem curioso, o animal parece uma mistura de rato com um cervo e é do tamanho de um coelho.

rato cervo do vietnã, Tragulus versicolor, cervo rato do vietnã, animal é redescoberto na natureza, vietnã,  silver-backed chevrotain, chevrotain, Vietnam mouse-deer, animais em extinção, naturezaTanto tempo sem ser visto pelo homem levou os cientistas a crerem que o animal estaria extinto na natureza, mas graças a ajuda de moradores das regiões com potencial para ocorrência do animal foi possível fazer o registro da existência da espécie. A redescoberta da espécie no sul do Vietnã foi publicada na revista científica Nature Ecology & Evolution.

Descrito em 1910, o último registro documentado de Tragulus versicolor ocorreu no ano de 1990. Mesmo sem registros documentais do cervo-rato-do-vietnã nestes quase 30 anos, os moradores locais sabiam que a espécie ainda não tinha sido extinta na natureza.

Pouco se sabe sobre a ecologia do animal e status de conservação da espécie no Vietnã. Os esforços agora são direcionados à conservação dessa e de outras espécies que ocorrem no local.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.

Sobre o autor

Dianes G. Marcelino é consultor, engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.