A iniciativa de Marketing Relacionado
a Causas – MRC foi implementada em 2003 pelo Instituto para o Desenvolvimento
do Investimento Social – IDIS e surgiu com a finalidade de promover alianças
estratégicas entre empresas e Organizações da Sociedade Civil - OSC,
estimulando o investimento social e mobilizando consumidores e toda sociedade a
contribuírem com diferentes causas sociais e ambientais.

Para conservação da biodiversidade, empregando este tipo de marketing, destacam-se as parcerias realizadas entre o Instituto de Pesquisas Ecológicas –
IPÊ* com diferentes empresas de variados ramos.
Batizado de Negócios Sustentáveis, estas parcerias tem propiciado para o Instituto a geração de
recursos para a restauração florestal, trabalhos de pesquisas sobre espécies ameaçadas, engajamento do trabalho voluntariado e divulgação das espécies da
fauna brasileira. Em contrapartida, as empresas agregam valor à sua marca,
expressando sua responsabilidade socioambiental, podendo adquirir novos
clientes.
Estas parcerias entre o IPÊ e
empresas privadas têm dado muito certo. Com o recurso, já foram plantadas milhares de
árvores, investiu-se em projetos de monitoramento de espécies ameaçadas de
extinção como a Onça-pintada e o Mico-leão-preto, mostrando que é possível
associar causas socioambientais a negócios privados e contribuir para a
conservação da natureza.
E você, o que acha da utilização
deste tipo de mecanismo para a conservação da biodiversidade? Tem conhecimento
de outras instituições ou empresas que adotam o Marketing Relacionado à Causas
para conservação da natureza?
1 Comentários
Ótima iniciativa implementada pelo IDIS. Desta forma as empresas agregam valor à sua marca e ainda valorisam a biodiversidade. Parabéns pelo post! Abs, Marcelo
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