No dia 27 de agosto, em Brasília, foi anunciado pelo ministro do Desenvolvimento Agrário - MDA, Miguel Rossetto, a destinação de 3,19 milhões de hectares de terras federais na Amazônia Legal para a conservação do meio ambiente. Os estados beneficiados foram o Amazonas com 2,6 milhões de hectares, 411 mil no Pará, 12 mil em Rondônia e 115 mil no Acre. A área total destinada à conservação ambiental é maior que o Distrito Federal e o Estado de Alagoas juntos.
Amazônia, Terra-legal, conservação ambiental, conservação do meio ambiente
Programa Terra Legal - Amazônia - MDA.
Segundo o ministro, o ato representa um importante avanço, sendo resultado de um trabalho volumoso que exigiu muita dedicação de todas as pessoas envolvidas. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, enfatizou ainda que tal ação é fundamental para a redução dos conflitos agrários e para eliminar o desmatamento ilegal, garantindo dessa forma, mais segurança jurídica e gestão ambiental, gerando renda, sustentabilidade e diminuindo as desigualdades.

Resta saber como serão destinados esses 3,19 milhões de hectares, ou seja, que tipo de proteção ambiental será adotada, a de proteção integral e/ou uso sustentável?

Fonte: MDE