A nova espécie de serpente foi encontrada na Serra do Cipó, porção sudeste da Serra do Espinhaço, no Estado de Minas Gerais. Os trabalhos de descrição da espécie foram realizados por pesquisadores do Departamento de vertebrados da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, do Instituto de Biociência da Universidade de São Paulo - USP e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBIO, com o apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção a Natureza. O estudo completo você confere aqui.

Atractus spinalis, cobra, serpente, descoberta na Serra do Cipó, Minas Gerais, natureza, animais
Atractus spinalis encontrada na Serra do
Cipó. Foto: Divulgação.
Batizada de Atractus spinalis (em referência a Serra do Espinhaço), é serpente pertencente à família Dipsadidae, presente em vários países das Américas. O espécime descrito apresenta 30 cm de comprimento e coloração com tonalidades de vermelho com manchas escuras.

Aparentemente a espécie é endêmica da Serra do Cipó, já que atualmente só há registros em algumas localidades dessa região. Com altitudes que podem chegar a 1700 m e uma vegetação denominada de campos rupestres, a Serra do Cipó é reconhecida por apresentar inúmeras outras espécies endêmicas.

Segundo os autores, esse novo achado da ciência demonstra que embora a Serra do Cipó tenha sido intensamente inventariada, ainda há muito a ser descoberto sobre a biodiversidade local.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.