Você conhece a mãe-da-lua-gigante? O que bicho é apresenta para você! A mãe-da-lua-gigante – Nyctibius grandis, também é conhecido como Urutau-grande. É uma “ave fantasma” pertencente à ordem Nyctibiiformes da família Nyctibiidae. Seu nome científico significa “pássaro grande que se alimenta a noite”. Tem ocorrência em quase todo o território brasileiro.

Mãe da lua gigante, Nyctibius grandis, mãe da lua, urutau, aves do brasil, aves, aves do tocantins, que bicho é, animais, animal, birding, birdwatching, natureza, fotos de aves, fotos, videos
Mãe-da-lua-gigante camuflado em galho
de árvore
.
A espécie possui hábitos noturnos e vivem em florestas úmidas e secas. Geralmente ficam pousados estáticos na ponta de troncos mortos, mourões de cerca e galhos de árvores, como se fosse um prolongamento destes, permanecendo camuflados. 

Apresenta entre 45 a 54 cm de comprimento e uma envergadura de até 1 metro. Busca seu alimento nos troncos e nas copas das árvores (não descem ao solo), sendo sua dieta alimentar composta basicamente por insetos (besouros, gafanhotos, mariposas, etc.).

A mãe-da-lua-gigante não constrói ninho, somente deposita um único ovo em alguma cavidade natural ou forquilha de algum galho grosso, onde permanece chocando-o por aproximadamente um mês.

Seu canto é muito característico, lembrando um fortíssimo grito gutural monossilábico (ouça no vídeo abaixo), sendo fonte para poesias, contos e lendas narradas por populares que vivem em áreas rurais. Abaixo um vídeo de um indivíduo dessa espécie (para melhor resolução assista em FullHD).

O que achou da mãe-da-lua-gigante? Outros bichos curiosos como esse, você encontra no "Que bicho é?" deste blog.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.

Sobre o autor

Dianes G. Marcelino é engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.