O Cervo-almiscarado (Moschus cupreus) em uma espécie de mamífero pertencente à família Moschidae. Nativo do Afeganistão, índia e Paquistão a espécie está inserida na lista vermelha de espécies ameaçadas de extinção, devido à destruição do seu habitat e a caça ilegal que tem reduzido drasticamente suas populações. Estima-se que nos últimos 21 anos sua população tenha decaído em torno de 50%.

 Cervo almiscarado, cervo,  Moschus cupreus,  Moschus, cupreus,  Afeganistão, índia e Paquistão,  forests of Afghanistan,  Afghanistan,  muskdeer, extintion, extinção, extincao, animais, espécies em extinção,  Kashmir Muskdeer, Kashmir Musk deer,  Endangered,  International Union for Conservation of Nature, Conservation of Nature,  International Union, Conservation, Nature, encontrado cervo almiscaradoNo Afeganistão a espécie é considerada rara e não era vista desde 1948, sendo considerada uma espécie extinta. Entretanto, recentemente foi encontrada em florestas a leste do País (Veja o artigo aqui). 

Com grandes presas, semelhante a de um vampiro, o Cervo-almiscarado possui glândulas que produzem uma substância com odor muito forte, empregado na produção de óleos aromáticos e perfumes (Almíscar), contribuindo para que a espécie seja bastante caçada para comércio ilegal dessa substância.

A recente redescoberta levou ao encontro de cinco indivíduos, entre macho, fêmea e um jovem. Os pesquisadores alertam para a necessidade de conservação dos habitats remanescentes para a sobrevivência da espécie no Afeganistão.