O veado-catingueiro (Mazama gouazoubira) é uma das dez espécies de cervídeos neotropicais reconhecidos pela ciência. É um animal de pequeno porte, de grande plasticidade ecológica, adaptando-se a diferentes tipos de ambientes, sejam eles alterados ou não pelo homem. Tem ampla distribuição geográfica podendo ser encontrado desde o sul do México até o norte da Argentina.

Veado-catingueiro, Mazama gouazoubira, animal, veado-virá, cabra silvestre, corzuela común, gray brocket, brown brocket, corzuela parda, guazu, guazu virá, viado catingueiro, viado, animals, cervídeos, brasil, natureza, conservaçãoNo Brasil, o veado-catingueiro está presente em todos os biomas, embora evidências não comprovadas indiquem sua substituição pela espécie Mazama nemorivaga (veado-roxo ou fuboca) na região amazônica.

Estudos demonstram que as populações desta espécie aparenta estar estável ao longo de sua área de ocorrência, sendo considerada a espécie mais abundante dentre os veados brasileiros, apresentando uma ampla densidade de indivíduos por quilômetros quadrados, chegando a 12 indivíduos, dependendo da área de ocorrência.

O veado-catingueiro é um animal solitário, de hábitos diurnos, embora raramente indivíduos possam ser vistos próximos, principalmente em períodos com baixa disponibilidade de alimento ou na época de acasalamento. Tanto a fêmea quanto o macho são extremamente territorialistas, demarcando seu território através de sinais odoríferos e visuais.

Alimenta-se de frutas, flores e folhas. Embora a disponibilidade alimentar e nutricional afete a reprodução dos cervídeos, o veado-catingueiro não sofre os efeitos da escassez de alimento, podendo ter até uma gestação e meia por ano. São presas fáceis para uma infinidade de outras espécies, tais como onças, pumas, cachorros-do-mato e principalmente pelo homem.

As ameaças para esta espécie de animal estão relacionadas a doenças transmitidas por animais domésticos, a perda e destruição de habitats ao longo de sua área de ocorrência e a caça, tendo sido relatada a caçada de cerca de 2.000 indivíduos por mês na Argentina, por exemplo, sendo que cerca de 75% a 80% dos indivíduos eram fêmeas.

Globalmente o veado-catingueiro está inserido na lista de espécies ameaçadas de extinção da IUCN com o status de “Pouco Preocupante”. Entretanto, no Brasil, a espécie é classificada com Deficiente de Dados “DD” no Paraná, “Vulnerável” no Rio Grande do Sul e “Em Perigo” de extinção no Rio de Janeiro, necessitando de medidas de conservação para a espécie nestas e outras localidades.

Dentre as medidas de conservação para o veado-catingueiro são elencadas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio: aumento da fiscalização nas unidades de conservação, ampliação das áreas protegidas (federal, estadual e municipal), promover a conexão dos habitats da espécie e realizar trabalhos de educação ambiental junto as populações que convivem com a espécie.