Os quatro filhotes de pato-mergulhão (Mergus octosetaceus), espécie criticamente ameaçada de extinção, nasceram no Zooparque Itatiba, o maior zoológico particular do Brasil. No mundo todo, existem atualmente menos de 200 indivíduos da espécie. Segundo representantes do Plano de Ação Nacional para Conservação do Pato-Mergulhão, esta é a primeira vez que a espécie se reproduz em cativeiro e a intenção é que sejam futuramente devolvidos à natureza.

filhotes do pato-mergulhão, pato mergulhão, mergus octosetaceus, cativeiro, zooparque, itatiba, reprodução, filhotes, natureza, tocantins, jalapão, serra da canastra, patrocínio, chapada dos veadeiros, extinção, aves em extinção, birds, animals, birding, natureA espécie depende de águas limpas e transparentes, com corredeiras e vegetação nas margens. Seu principal alimento é o peixe, que que eles capturam ao mergulhar - daí o nome da espécie. Para isso, usam principalmente a visão. Com a degradação das águas, a sobrevivência da espécie tem sido cada vez mais afetada.

Atualmente, o pato-mergulhão pode ser encontrado no Brasil apenas nas regiões da Serra da Canastra (MG), Patrocínio (MG), Chapada dos Veadeiros (GO) e no Jalapão (TO).

Há ainda ameaças adicionais, como o uso desordenado de pesticidas, que acabam atingindo os cursos d'água, projetos de barragens e mineração e até mesmo atividades esportivas mal planejadas realizadas nos rios e lagoas onde o pato-mergulhão está presente.

As aves utilizadas na reprodução são oriundas de ovos coletados na natureza. O manejo da espécie é considerado difícil, pois o pato-mergulhão demora cerca de dois anos para atingir a maturidade sexual, além de ser muito sensível.

O objetivo do projeto é manter 10 casais reprodutores e devolver osfilhotes à natureza. O Plano de Ação Nacional para Conservação do Pato-Mergulhão foi desenvolvido pelo Instituto Chico Mendes em parceria as instituições Terra Brasilis, Naturatins, CerVivo, Museu de Zoologia da USP e a Reserva Conservacionista Piracema. O Zooparque Itatiba atua em projetos de conservação de espécies raras e ameaçadas de extinção.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.

Fonte: Globo.