As portarias que definem as novas Listas Nacionais de Espécies da Fauna e da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção foram assinadas pela ministra de Meio Ambiente Izabella Teixeira.
arara-azul-grande, ameaçada de extinção, aves do brasil, pássaros do brasil, extinção, animais, natureza, meio ambiente, lista de espécies ameaçadas de extinção, mma, ministério do meio ambiente, icmbio, birds, pássaros
Arara-azul-grande fora da lista de espécies
ameaçadas. 
Foto: ICMBio/Divulgação.
 
O levantamento mostra um aumento na quantidade de espécies da fauna ameaçadas. Atualmente, há 1.173 espécies de animais nessa situação, divididos em três categorias: criticamente em perigo (CR), em perigo (EN) e vulnerável (VU).

Na lista anterior, realizada em 2003 e 2004, havia 627 espécies ameaçadas. Naquela ocasião, foram avaliadas apenas 1.137 espécies. Já a lista atual foi mais abrangente: avaliou 12.256.

Apesar do aumento do número de espécies na lista de ameaçadas, houve 170 espécies que deixaram de ter esse status. É o caso da baleia-jubarte e da arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus).

Houve ainda três espécies que eram consideradas extintas que voltaram a ser encontradas na natureza por especialistas: a libélula Fluminagrion taxaense, a formiga Simopelta minina, e o minhocuçu Rhinodrilus sasner.