Você conhece a borboleta castanha-vermelha - Heliconius erato phyllis? O que bicho é apresenta para você!

Borboleta, borboleta-castanha-vermelha, Heliconius erato phyllis, Red-Postman, butterfly, picture butterfly, fotos de borboletas, imagens de borboletas, fotos grátis, natureza, blog Natureza e conservação, tocantins, borboletas do BrasilA borboleta castanha-vermelha é comumente encontrada em ambientes ensolarados das florestas abertas ou perturbadas, bem como em clareiras localizadas no interior de florestas densas.

Faz parte de um dos gêneros mais conhecidos de borboletas neotropicais, o Heliconius, sendo considerada a espécie mais variável do gênero, estando distribuída em 29 subespécies. 

Apresenta ampla distribuição na América do Sul, podendo ser encontrada desde o nordeste até o sul do Brasil, Bolívia, nordeste da Argentina e Uruguai. Alimenta-se de pólen e néctar das flores de diferentes espécies (Vídeo abaixo).

Devido a sua fácil adaptação às condições de insetário e cultivo de suas plantas hospedeiras, é utilizada como modelos experimentais em estudos sobre interação inseto-planta, biogeografia e ecologia.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.

Sobre o autor

Dianes G. Marcelino é engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.