Uma nova espécie de peixe foi descoberta por pesquisadores brasileiros no município de Mambaí – Goiás. Batizado de Ituglanis boticario, está espécie vive exclusivamente em ambientes subterrâneos, como as cavernas. O nome da espécie homenageia à Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, patrocinadora do projeto.

ituglanis boticario, nova espécie de peixe, Mambaí, Goiás, new specie fish Brazil, Natureza, fish, new fish, blog natureza e conservação, nature, animal, fish
Ituglanis boticario: nova espécie da fauna
 brasileira. Foto: Maria Elina Bichuette​

A espécie já nasce com o status de ameaçado de extinção porque é um peixe frágil, tem população reduzida, é endêmico de um sistema de cavernas e possuem uma série de outras características, como a expansão agropecuária da região, que a torna vulnerável, garante os pesquisadores.

A descoberta coloca o Brasil em segundo lugar no ranking global de peixes subterrâneos, atrás apenas da China, que catalogou 40 espécies de peixes de caverna, enquanto o Brasil registra 28. Para a região este achado representa grande importância biológica. Em aproximadamente 60 quilômetros quadrados, oito peixes troglóbio, que só vivem em ambientes subterrâneos, já foram encontrados, colocando a região em destaque na América do Sul, explica Maria Elina, uma das coordenadoras da pesquisa.

ituglanis boticario, nova espécie de peixe, Mambaí, Goiás, new specie fish Brazil, Natureza, fish, new fish, blog natureza e conservação, nature, animal, fish
Características da nova espécie descoberta.
Maria Elina avaliou que o Ituglanis boticario pode ajudar o governo na elaboração de políticas públicas que protejam a biodiversidade. Segundo a pesquisadora, essa é uma espécie importante, endêmica e que protegeria todo o sistema da Gruta da Tarimba. O peixe descoberto pode subsidiar a criação de uma unidade de conservação para proteção integral do local, como a proposta pelos pesquisadores ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A pesquisadora ainda acrescentou que essa nova espécie de peixe tem papel ecológico importante, porque é um predador de topo de cadeia e mantém o equilíbrio de outros animais da região. “Se eu retiro um predador de topo, posso causar desequilíbrio, porque teria de controlar todas as outras populações de animais”, ressaltou.

Adaptado de EBC.