Poucos nomes brasileiros têm a força e credibilidade que Fernando Meirelles possui no cenário do cinema internacional. Consagrado por filmes como Cidade de Deus, Ensaios sobre a Cegueira e O Jardineiro Fiel, o diretor, produtor e escritor paulista vem encarando novo desafio: comunicar a temática ambiental (uma de suas paixões) de forma envolvente e criativa.

Fernando Meirelles - VIII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC). Foto: Divulgação/Fundação Grupo Boticário.
“A comunicação, não apenas do cinema, quando se fala de meio ambiente tem sido muito bio-desagradável e eco-chata, é preciso mostrar para as pessoas a importância da conservação da natureza sem focar apenas no catastrófico”, afirma. O cineasta afirma ainda que essa comunicação precisa sensibilizar o público mostrando que esse tema é urgente, porém é preciso fazer isso de forma que as pessoas “embarquem na narrativa, que elas queiram fazer parte desse universo porque é bacana e não porque é politicamente correto”, explica.

Meirelles produziu em 2014 o documentário ‘Lei da Água (Novo Código Florestal)’, que mostra as consequências da mudança na legislação, a qual diminui as áreas de florestas no Brasil. “Ainda trabalhamos de certa forma mostrando um cenário pessimista, mas acredito que estamos caminhando e aprendendo como comunicar melhor a questão ambiental”, afirma. Em 2015 o filme chega à telona de forma diferente do convencional: via crowdfunding, iniciativa na qual as pessoas pagam sua entrada antes para garantir público. Dessa forma, o documentário pode chegar a várias cidades e o público se engaja desde antes de assistir ao filme.

Por conta desse grande trabalho com a conservação da biodiversidade, ele foi convidado a participar do VIII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), que acontece até amanhã em Curitiba. No evento, realizado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, ele falou sobre o tema ‘Como conectar pessoas: unindo biodiversidade e cidadania’.

De acordo com Malu Nunes, diretora executiva da Fundação Grupo, a participação de Meirelles é fundamental para que a discussão sobre o tema seja bastante rica. “Ele é uma das grandes referências do cinema brasileiro, além de ser extremamente ligado às questões ambientais, o que o torna muito importante na sensibilização dos participantes para a necessidade de engajamento nessa causa”, destaca.

Fernando Meirelles destaca que o tema chamou sua atenção e que quer conhecer mais pessoas que trabalham com essa questão. “Sinto que vou lá mais para ouvir do que para falar. Minha vida tem me levado para esse lado da conservação e quero aprender mais sobre o assunto e compartilhar experiências”, conclui.

Para seu próximo trabalho, ele está produzindo uma série de ficção para a rede inglesa BBC sobre o aquecimento global, principalmente com foco nos mares e oceanos.