Nesta postagem o Blog Natureza e Conservação traz 3 bons livros para a criançada ler e se divertir. São livros que trabalham com diversos animais e paisagens, mostrando sua relação com o ambiente, com o homem e entre diferentes animais.

Leitura infantil, livro infantil, livro, infantojuvenil, leitura, ler para criança, livro de criança, infantil, leia para uma criança, livro para criança, literatura, literatura infantil, literatura infantojuvenil, livros infantisFormar cidadãos cada vez mais comprometidos com a preservação do planeta não é tarefa fácil. O processo de educação ambiental deve ser iniciado logo nos primeiros anos de vida, despertando em nossas crianças o interesse por questões ambientais.

Para cada fase infantil os temas ambientais devem ser trabalhados com uma linguagem adequada e específica para esse público especial. Desta forma, um linguajar simples e de frases curtas são essenciais para que a criança tenha prazer em fazer a leitura e consiga assimilar a informação contida no livro. O uso de desenhos e ilustrações para esse público de pequeninos faz toda a diferença no processo de aprendizagem. Então, vamos para os livros!

Livro 1: Tatu-balão

Leitura infantil, livro infantil, livro, infantojuvenil, leitura, ler para criança, livro de criança, infantil, leia para uma criança, livro para criança, literatura, literatura infantil, literatura infantojuvenil, livros infantis, tatu balãoO livro “Tatu-balão” é uma obra da literatura infantojuvenil escrito por Sônia Barros e ilustrado por Simone Matias. Conta a história de um Tatu-bola que não estava feliz em ser bola e sonhava em ser balão. Depois de várias tentativas para tentar voar e não conseguir, o Tatu-bola conhece o menino Damião e começa uma bela amizade entre os dois. 

O livro é muito bom e bem elaborado. Faz parte da coletânea “Leia para uma criança” da Fundação Itaú Social e até recentemente você poderia adquiri-lo de graça diretamente no site do Itaú. Mas você encontra o livro para comprar clicando aqui.

Livro 2: Saia dessa, mano Pira

comprar livro para crianças, Leitura infantil, livro infantil, livro, infantojuvenil, leitura, ler para criança, livro de criança, infantil, leia para uma criança, livro para criança, literatura, literatura infantil, literatura infantojuvenil, livros infantis, Saia dessa mano piraSaia dessa, mano Pira” é um livro escrito por Yeda Marquez e ilustrado por Adriana Mendonça. O livro conta a história do Afonsinho, um peixe pirarucu que vive no Rio Araguaia e que acabou ficando preso em um lago durante a diminuição do volume de água do rio. 

Em cada passagem do livro, diversos animais se reúnem para tentar salvar o Afonsinho daquele lago, visto que, na medida em que o tempo passava, a água do lago ia secando. “Saia dessa, mano Pira” é um livro muito interessante, pois descreve as características sazonais do Rio Araguaia e do cerrado, ao mesmo tempo trabalha a questão da amizade e solidariedade entre animais para salvar o Afonsinho. Vale a leitura e você pode encomendar este livro neste link.

Livro 3: Nina no Cerrado

Leitura infantil, livro infantil, livro, infantojuvenil, leitura, comprar livro infantil, ler para criança, livro de criança, infantil, leia para uma criança, livro para criança, literatura, literatura infantil, literatura infantojuvenil, livros infantis, nina no cerrado"Nina no Cerrado" é mais uma bela obra da literatura infantojuvenil. Escrito por Nina Nazario e ilustrado por Luana Geiger, conta ainda com fotos de Rafael Feltran-Barbieri. Livro conta a história de um dos mais importantes biomas brasileiro, o Cerrado

Toda a história é contada no formato de rimas, onde a autora transmite todos os detalhes deste belo bioma, como suas divisões, frutas e bichos típicos. Vale a leitura e os pequeninos ficarão encantados em descobrir esse novo mundo! O livro você encontra clicando aqui.

E você, tem um bom livro com tema ambiental indicado para crianças? Deixe nos comentários abaixo.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.

Sobre o autor

Dianes G. Marcelino é consultor, engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins.