Segundo estudo recente publicado na revista americana Proceedings of the National Academy of Sciences, a amazônia está se tornando uma savana devido ao clima mais seco. Entretanto, esta savanização está ocorrendo de forma transitória e não tão repentina como sustentavam outras predições.

Amazônia, floresta, floresta amazônica, floresta tropical, amazon forest, amazon, forest, desmatamento, savanização, mudança climática, clima, desmatamento amazônica, amazoniaO estudo liderado por Naomi Levine, pesquisadora de biologia da Universidade de Harvard e do Sul da Califórnia, analisou a resposta individual de plantas amazônicas sob influência de uma área de entorno mais seca, diante de modelos que estimam os efeitos da seca levando em consideração todo o ecossistema.

Segundo os autores, as análises sugerem que, contrário às previsões de estabilidade ou perda catastrófica de biomassa, a floresta amazônica responde a um clima mais seco de forma imediata, porém de forma gradual e heterogênea.

Amazônia, floresta, floresta amazônica, floresta tropical, amazon forest, amazon, forest, desmatamento, savanização, mudança climática, clima, desmatamento amazônica, amazoniaEm outras palavras, a floresta amazônica é mais sensível a mudanças do clima, como sugerido em outros estudos, mas não é provável que esta mudança de um ecossistema para outro ocorra repentinamente. A mudança será de uma floresta úmida de alta concentração de biomassa para uma floresta de transição seca e lenhosa, similar a uma savana.

O estudo ainda alerta que o desmatamento, incêndios florestais e outras intervenções antrópicas podem acelerar a savanização da floresta amazônica.

Segundo os pesquisadores, as análises demonstram que a região sul da amazônia está mais propensa a sofrer com as estações secas, visto que, nestas localidades observam-se condições de secas mais avançadas.

O estudo demonstra que a vulnerabilidade ou resistência da floresta tropical depende da duração das estações secas, do tipo do solo, mas também, de forma importante, do nível de competição e dinâmica entre as plantas e árvores do ecossistema.

Fonte: EFE Verde

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.

Veja também
Dia do Cerrado é comemorado em um dos meses mais críticos para o bioma.