Por que devemos preservar as espécies?

Por que devemos preservar as espécies? Esta foi uma pergunta que a algum tempo atrás lancei para os seguidores do blog Natureza e Conservação nas redes sociais. Sinceramente, gostei muito das respostas que foram obtidas e através delas percebi que no geral o público que acompanha o blog está bem esclarecido sobre o tema.

ecologia, biologia, Preservar espécies, preservar, espécies, serviços ambientais,  environmental services,  environmental, services, meio ambiente, conservação, biodiversidade, ambiental, sobrevivência humana, nature, blog natureza e conservação, animais, wildlifeRespostas do tipo “Todas as espécies são importantes para a natureza, cada uma tem diversas funções importantes para manter o equilíbrio ecológico”, “Porque a espécie vive sem o homem, mas o homem não vive sem a espécie” e “Para meus filhos e filhos dos meus filhos” de certo modo, demonstram clara convicção de que preservar espécies é necessário para manter o "equilíbrio ecológico" e garantir a sobrevivência do homem do presente e das futuras gerações.

Sem dúvidas, preservar as espécies é essencial para garantir a manutenção e equilíbrio do nosso ecossistema maior, a terra. Quanto maior for o número de espécies, maior será a garantia de que os serviços ambientais prestados pela natureza (produção de oxigênio, ciclagem de nutrientes, polinização, etc.) continuarão sendo ofertados e estarão em constante renovação.

Ecossistemas onde a diversidade de espécies é baixa tendem a ser mais propensos a sofrerem distúrbios ecológicos, ocasionado à interrupção (temporária ou permanente) da oferta de serviços ambientais que são indispensáveis para a sobrevivência de outras espécies, incluindo o homem.

ecologia, biologia, Preservar espécies, preservar, espécies, serviços ambientais,  environmental services,  environmental, services, meio ambiente, conservação, biodiversidade, ambiental, sobrevivência humana, abelhas, bees, polinização, pólenOutros seguidores do blog Natureza e Conservação ainda enfatizaram a questão do respeito à vida como sendo um bom argumento para a necessidade de se preservar as espécies. “Porque assim como nós, eles também têm o direito de viver aqui. Foram criados pelo mesmo Deus para nos encantar [...] e para nos ajudar a sobreviver neste lindo paraíso que é o nosso planeta terra”.

Embora seja um bom argumento, preservar espécies (aqui exclui-se o homem) apenas pelo fato delas serem seres vivos e mereçam coexistir neste planeta pode não ser uma explicação bem aceita para a algumas pessoas. Conforme me parece claro na interpretação dos que responderam a questão levantada, as espécies são fundamentais e essenciais para manter o ecossistema em "equilíbrio" e é este sistema em "equilíbrio" que garantirá melhor qualidade de vida e a sobrevivência do homem na terra.

Nem todas as espécies individualmente são essenciais para o homem, fato este que talvez seja o motivador para que o mesmo cause tanta degradação ambiental, dizimando inúmeras espécies que não apresentam “utilidades”. Entretanto, quando ocorre à retirada de uma ou mais espécie toda a dinâmica do ecossistema pode ser afetada e consequentemente a oferta de serviços ambientais vitais para a sobrevivência do homem. É nosso dever promover a preservação da nossa fauna e flora, visando o nosso próprio bem estar e a sobrevivência das futuras gerações deste planeta chamado terra.

Obrigado a todos que participaram!

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.


Sobre o autor

Dianes G. Marcelino é engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.
Por que devemos preservar as espécies? Por que devemos preservar as espécies? Reviewed by Dianes Marcelino on janeiro 06, 2016 Rating: 5

4 comentários:

  1. quando foi publicado essa pesquisa?
    achei interessante, e queria usar, para isso preciso do ano,pois o autor ja tem..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Geovana, que bom que tenha goatado. Foi publicada em 06/01/2016.

      Excluir
  2. Amei, exatamente o que procurava sobre conservadora, obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Oi sou a Paloma filha do Plinio e estou fazendo um projeto cientifico para a escola e preciso de sua ajuda pra saber porque precisamos preservar as vertentes se vc achar vc pode já colocar que eu já vou ver obrigado ass Paloma

    ResponderExcluir

Publicidade

Tecnologia do Blogger.