Por que devemos preservar as espécies? Esta foi uma pergunta que há algum tempo lancei para os seguidores do blog Natureza e Conservação nas redes sociais. Sinceramente, gostei muito das respostas que foram obtidas e através delas percebi que no geral o público que acompanha o blog está bem esclarecido sobre o tema.

ecologia, biologia, Preservar espécies, preservar, espécies, serviços ambientais,  environmental services,  environmental, services, meio ambiente, conservação, biodiversidade, ambiental, sobrevivência humana, nature, blog natureza e conservação, animais, wildlifeRespostas do tipo “Todas as espécies são importantes para a natureza, cada uma tem diversas funções importantes para manter o equilíbrio ecológico”, “Porque a espécie vive sem o homem, mas o homem não vive sem a espécie” e “Para meus filhos e filhos dos meus filhos” de certo modo, demonstram clara convicção de que preservar espécies é necessário para manter o "equilíbrio ecológico" e garantir a sobrevivência do homem do presente e das futuras gerações.

Sem dúvidas, preservar as espécies é essencial para garantir a manutenção e equilíbrio do nosso ecossistema maior, a terra. Quanto maior for o número de espécies, maior será a garantia de que os serviços ambientais prestados pela natureza (produção de oxigênio, ciclagem de nutrientes, polinização, etc.) continuarão sendo ofertados e estarão em constante renovação.

Ecossistemas onde a diversidade de espécies é baixa tendem a ser mais propensos a sofrerem distúrbios ecológicos, ocasionado à interrupção (temporária ou permanente) da oferta de serviços ambientais que são indispensáveis para a sobrevivência de outras espécies, incluindo o homem.

ecologia, biologia, Preservar espécies, preservar, espécies, serviços ambientais,  environmental services,  environmental, services, meio ambiente, conservação, biodiversidade, ambiental, sobrevivência humana, abelhas, bees, polinização, pólenOutros seguidores do blog Natureza e Conservação ainda enfatizaram a questão do respeito à vida como sendo um bom argumento para a necessidade de se preservar as espécies. “Porque assim como nós, eles também têm o direito de viver aqui. Foram criados pelo mesmo Deus para nos encantar [...] e para nos ajudar a sobreviver neste lindo paraíso que é o nosso planeta terra”.

Embora seja um bom argumento, preservar espécies (aqui exclui-se o homem) apenas pelo fato delas serem seres vivos e mereçam coexistir neste planeta pode não ser uma explicação bem aceita para a algumas pessoas. Conforme me parece claro na interpretação dos que responderam a questão levantada, as espécies são fundamentais e essenciais para manter o ecossistema em "equilíbrio" e é este sistema em "equilíbrio" que garantirá melhor qualidade de vida e a sobrevivência do homem na terra.

Nem todas as espécies individualmente são essenciais para o homem, fato este que talvez seja o motivador para que o mesmo cause tanta degradação ambiental, dizimando inúmeras espécies que não apresentam “utilidades”. Entretanto, quando ocorre à retirada de uma ou mais espécie toda a dinâmica do ecossistema pode ser afetada e consequentemente a oferta de serviços ambientais vitais para a sobrevivência do homem. É nosso dever promover a preservação da nossa fauna e flora, visando o nosso próprio bem estar e a sobrevivência das futuras gerações deste planeta chamado terra.

Obrigado a todos que participaram!

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.


Sobre o autor

Dianes G. Marcelino é engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.