Qual a quantidade de água que você acredita utilizar diariamente?
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 110 litros devem ser suficientes
para atender às necessidades de uma pessoa ao longo de 24 horas, mas um banho
de cinco minutos já consome cerca de 60 litros de água. Entretanto, essa
estimativa da ONU não considera um conceito importante: a água virtual.

Guilherme Karam, coordenador de Estratégias de Conservação da
Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, ressalta que esse conceito
ainda não é muito difundido entre a maior parte das pessoas e seu cálculo não
faz parte do dia a dia. “Quando falamos em economia de água, relacionamos com
banhos mais curtos ou escovar os dentes de torneira fechada. São atitudes que
têm importância, mas também é imprescindível pensar nos nossos hábitos gerais
de consumo e como eles podem afetar a disponibilidade de recursos hídricos”.
Peças empregadas na montagem de um computador, por exemplo, consomem
aproximadamente 31,5 mil litros de água em seu processo de fabricação. Existe
mais água embutida na produção de produtos usados cotidianamente do que a maior
parte das pessoas imagina. Uma simples camiseta de algodão consome 200 litros e
um copo de cerveja, 75. Para que um quilo de queijo chegue até a mesa do
consumidor, foram necessários 5 mil litros de água, contando com o que foi
ingerido pela vaca e utilizado no processo industrial posteriormente.
Os números envolvidos na produção de carne bovina são ainda mais
altos: cerca de 15,5 mil litros de água podem ser usados para se obter um quilo
do alimento. Para um quilo de carne de frango são consumidos 4,3 mil litros.
Uma refeição simples, como uma xícara de café, um pão francês e uma fatia de queijo
exige quase 200 litros de água.
Evitar o desperdício de alimentos e outros bens de consumo é uma
das medidas para reduzir o gasto de água virtual. Além disso, fazer mudanças no
cardápio também pode ajudar: trocar a carne de boi pela de frango algumas vezes
na semana é uma boa opção para poupar água e também gastar menos.
Fonte: Fundação Grupo Boticário
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