O Brasil possui várias espécies de rolinhas, sendo a rolinha-roxa (Columbina talpacoti) uma das espécies mais conhecida, estando presente em todos os Estados brasileiros. Popularmente esta ave brasileira ainda é conhecida como rolinha-caldo-de-feijão (Paraíba e Ceará), rola-roxa, rola-sangue-de-boi (Pernambuco e Bahia), rolinha-vermelha, rolinha-comum, rolinha-juriti e pomba-café.

Rolinha-roxa, columbina talpacoti, rolinha pássaro, Ruddy Ground-Dove, rolinha-caldo-de-feijão, rola-roxa, rola-sangue-de-boi, rolinha vermelha, rolinha-juruti, pomba café, aves do brasil, rolinha pássaro, rolinha ave, rola pássaro, rola ave,A rolinha-roxa pode medir até 17 centímetros de comprimento e chega a pesar cerca de 47 gramas. Alimenta-se enquanto caminha pelo chão, podendo ser encontrada na natureza em casais ou pequenos bandos e às vezes em grandes grupos, principalmente quando há presença de comedouros.

A ave é conhecida por ser umas das primeiras espécies brasileiras a adaptar-se ao ambiente urbano, sendo facilmente encontrada em grandes quantidades em ambientes alterados pelo homem quando comparado ao seu ambiente natural, composto principalmente por áreas de cerrado e campos.

Por estar sempre presente em áreas abertas, a rolinha-roxa é um alvo fácil para inúmeros predadores, destacando outras espécies de aves, tais como o caburé (Glaucidium brasilianum), o quiriquiri (Falco sparverius), o falcão-de-coleira (Falco femoralis), répteis como o teiú (Tupinambis merianae) e felinos como o gato-doméstico (Felis silvestres catus). Mesmo com tantas ameaças, está simpática ave brasileira está longe de desaparecer de nossas praças, parques e jardins.

Guias campo para identificação de aves

Essa espécie e muitas outras você pode encontrar em diversos guias de campo para identificação de aves. Eles englobam espécies a nível de Brasil ou por regiões e biomas. A nível de Brasil, destaca-se o "Guia completo para identificação de aves do Brasil - volume 2" e "Aves do Brasil Oriental - guia de bolso". De modo regionalizado, apresentando as espécies de aves com ocorrência em cada bioma ou região do país, destacam-se os guias de campo "Aves do Brasil: Mata Atlântica do sudeste" e "Birds of Brazil: the Pantanal e Cerrado of Central Brazil".

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.