Isso mesmo! Esse grupo de pequenos vertebrados não tão amados pelas pessoas são nossos aliados na luta contra a febre amarela e dengueCom o período chuvoso batendo na nossa porta, os casos de dengue aumentam cada vez mais, assim como o medo das pessoas de também serem infectadas pela febre amarela nas cidades durante um surto da doença, o que não ocorre no Brasil há décadas.

anuros, sapos, pererecas, rãs, dengue, febre amarela, natureza, sapos comem mosquito da dengue, combate a febre amarela, meio ambiente, natureza selvagem, fotos de animaisO lado positivo de tudo isso é que, na época das chuvas os anuros (sapos, pererecas e rãs) são mais ativos e estão por toda parte. Algumas pessoas têm verdadeiro horror a eles, mas esses animais são poderosas armas de defesa contra os mosquitos (Haemagogus, Sabethes e Aedes aegypti) transmissores de ambas as doenças, uma vez que eles se alimentam deles.

Agora que sabemos a importância dos anuros, vale lembrar que não devemos jogar sal em sapos, pererecas ou rãs, pois, isso causará um extremo sofrimento ao animal. Isso acontece devido ao fato de que a capacidade dos pulmões dos anuros são muito menores do que a dos humanos para absorver gases. Metade da absorção de oxigênio ocorre por meio da pele. Através da pele, ele é distribuído ao corpo pela corrente sanguínea. A pele dos anuros é sempre muito úmida. Essa característica é para que a troca de gases possa ocorrer. Se jogarmos sal no sapo, o mineral irá sugar a água, impedindo que o processo de respiração ocorra corretamente.

Caso um anuro apareça em sua casa, basta removê-lo guiando-o até a saída com uma vassoura ou até mesmo usar uma sacola plástica para pega-lo e tira-lo do local. É bem simples e não irá correr risco algum.

Vale lembrar que os macacos também são aliados nessa batalha e não transmitem a febre amarela. Os culpados são os mosquitos. Proteger nossa natureza e nossos aliados é a melhor forma de nos defendermos!

Texto e Fotos: Izalete Tavares
www.flickr.com/photos/my18photos

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.