O Que Bicho É hoje vai apresentar um animal muito curioso da região norte do Brasil. Trata-se do tamaquaré – Uranoscodon superciliosus, um pequeno réptil que habita as áreas de floresta da amazônica. No Brasil pode ser encontrado nos Estados de Amazônas, Rondônia, Maranhão, Pará, Amapá, Roraima, Mato Grosso e Tocantins.

Tamaquaré, tamaquaré amazônico, animal, para que serve o tamaquaré, ver o peso, lagarto, Pará, Amazônia, que bicho é, iguanidae, répteis, naturezaO tamaquaré pertence à família Iguanidae, a mesma onde está inserida a iguana. Geralmente é encontrado na beira de cursos d’água, nas copas das árvores, podendo passar horas nos troncos e galhos das árvores, imóvel, à espera dos insetos dos quais se alimenta. Pode atingir até 30 centímetros de comprimento.

Para fugir de algum perigo ou ameaça ele sai correndo ou se joga na água, fugindo nadando, uma vez que é um excelente nadador. Quando capturado se finge de morto, ficando apático esperando uma oportunidade para escapar do seu predador.

Segundo a crença indígena, a paciência e esperteza desse animal, fez com que estes acreditassem que ao carregarem partes do tamaquaré como amuleto, também iriam adquirir as mesmas qualidades do bicho. Em outra crença popular acredita-se que a utilização do tamaquaré na forma de chás ou em pó serve para “amansar marido”, fazendo com que este lagarto seja bastante comercializado nas feiras livres da região de sua ocorrência, como por exemplo, no mercado do Ver-o-Peso, em Belém do Pará.

Tal propriedade já virou até música na voz de Dona Onete. Intitulada de “Feitiço caboclo”, a letra diz que: “o chá do tamaquaré é um chá muito louco, é um feitiço caboclo que só tem no Pará [...] o resultado fica tudo dominado, ele fica abestado, abobalhado, bobão, pateta, patetão, pilotado, só faz o que você quer, com o chá do tamaquaré”. Entretanto, assim como ocorre com outras espécies de animais, esse tipo de crença pode colocar em risco a sobrevivência da espécie.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.


Sobre o autor

Dianes G. Marcelino é engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.