Hoje o que bicho é? apresenta a iguana-verde ou simplesmente iguana-comum. Esse é um dos répteis mais conhecidos pelo fato de ser comum em jardins e áreas verdes de centros urbanos. Estão amplamente distribuídas, sendo encontradas desde os estados mexicanos de Sinaloa e Veracruz até o sul do Peru, Paraguai e norte da Argentina.

Iguana verde, Green iguana, sinimbu, répteis, iguana, lagarto verde, animais, animal, palmas, tocantins, área verde, arborização urbana, biodiversidade, meio ambiente, conservação
Iguana-verde em área verde de Palmas/TO.
Possuem uma grande cabeça com uma crista que se prolonga até a sua cauda. Apresentam comprimento médio entre 1,2 a 1,7 metros e podem chegar a pesar até 4 quilos. A espécie é tipicamente arborícola e alimenta-se de folhas e flores de uma variedade de espécies de árvores e arbustos.

A iguana-verde permanece inativa na maior parte do tempo, movimentando lentamente quando em deslocamento, mas para fugir de predadores corre rapidamente e mergulha na água. Por isso são mais facilmente encontradas em ambientes próximos a cursos d’água.

Na época de reprodução as Iguanas defendem seu território usando estratégias de intimidação, podendo até entrar em luta corporal com o invasor. Frequentemente são caçadas para alimentação humana ou para a venda como animal de estimação. Estes fatores em conjunto com o desmatamento têm levado a extinção da iguana-verde em algumas regiões onde ocorria naturalmente. Veja detalhes deste belo animal no vídeo abaixo.

Gostou do que bicho é? Compartilhe com seus amigos!