Uma situação preocupante vem sendo noticiada na mídia paraense nos últimos dias sobre a cidade de Belém do Pará. Até este mês de junho, mais de 80 cobras já foram resgatadas na área urbana do município. Muitas delas, como as sucuris com cerca de 4 metros, foram encontradas em lugares com grande concentração e circulação de pessoas, como corredores e estacionamentos de instituições de ensinos da capital.

Belém, cobras, sucuri, Belém do Pará, cobras são encontradas em Belém, animais, anaconda, green anaconda, lixo, batalhão de polícia ambiental, Pará, serpentes, sucuri encontrada na faculdade, animal, naturezaO fato preocupante, segundo biólogos consultados, é que a grande incidência desses animais selvagens na área urbana pode estar relacionada ao descarte inadequado de lixo pela população de Belém. Na capital paraense, assim como em muitas cidades brasileiras, o descarte inadequado de resíduos é um problema antigo e que está longe de ser resolvido.

No caso das sucuris, geralmente esses animais são vistos pela população em diferentes canais que cortam a cidade de Belém. O acúmulo de lixo jogado pela população nesses canais acaba propiciando a proliferação de ratos, um atrativo para que a presença das cobras se torne tão frequente na área urbana, podendo chegar às residências e áreas comerciais através da rede de esgoto.

O avanço da urbanização urbana sobre ambientes naturais também pode ser uma explicação para tantas ocorrências desse tipo. Entretanto, percebe-se que muitos registros dessas cobras na área urbana estão relacionados a locais já consolidados, indicando que estes animais, por algum motivo, estão sendo atraídos para estas regiões com grande concentração de pessoas.

Cabe à população fazer a sua parte, não jogando lixo na natureza e nem destruindo ou interferindo em ambientes naturais. Caso encontre algum animal em sua residência ou na rua, ligue para o órgão ambiental do seu município pra que possam fazer o resgate seguro. Em Belém, o resgate pode ser solicitado pelo telefone do Batalhão de Polícia Ambiental no número 190.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.

Sobre o autor

Dianes G. Marcelino é consultor, engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.