A dispersão de sementes é um processo fundamental para manter e ampliar as florestas em várias partes do nosso planeta. E nesse processo as aves também possuem sua parcela de contribuição, uma vez que as aves são excelentes dispersoras de sementes das mais variadas espécies de árvores. Os pássaros ajudam a repovoar ambientes degradados, introduzindo nesses espaços diversas sementes de plantas arbóreas, principalmente espécies frutíferas, que formarão uma nova floresta.

Arara-azul-grande, Anodorhynchus hyacinthinus, arara, arara azul, dispersão de sementes, aves do brasil, pássaros do brasil, aves que dispersam sementes, birds, natureza, dispersar sementes, meio ambiente, ornitologia, pajaroDiversas espécies de aves contribuem sistematicamente na prestação desse serviço ambiental. Tucanos, sanhaços, sabiás, papagaios, araras, pipiras, gaturamos, jacus e a gralha-azul são exemplos de aves plantadoras de florestas

Ao ingerir as sementes, esses animais acabam defecando-as ou regurgitando-as em diferentes partes da floresta ou de áreas degradadas. As sementes também podem cair durante a alimentação ou voo entre diferentes locais. Em todos os casos, elas irão germinar, mantendo a floresta em pé ou restaurando ambientes degradados.

A gralha-azul – Cyanocorax caeruleus, por exemplo, é responsável por espalhar sementes de araucária, uma espécie de árvore ameaçada de extinção, por diferentes regiões no sul do país, garantindo a perpetuação e manutenção das florestas de araucárias, tão ameaçadas de extinção devido à degradação antrópica.

Não podemos desprezar o papel das aves quando o assunto é dispersão de espécies de plantas da nossa flora brasileiraE você conhece ou já viu alguma ave dispersando sementes?

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.

Sobre o autor

Dianes G. Marcelino é consultor, engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.