Você já deve ter ouvido falar em agrofloresta ou sistema agroflorestal, o famoso SAF. Se ainda não, saiba que o sistema agroflorestal tem ajudado produtores rurais a aumentar a produtividade de suas propriedades e ainda contribui para a preservação do meio ambiente, promovendo uma relação benéfica mútua.

sistemas agroflorestais, saf, agrofloresta, curso online, curso online em agrofloresta, agropecuário, agronomia, produtor rural, embrapaMas o que seria uma agrofloresta? De modo simples, uma agrofloresta é um sistema de uso da terra que vem sendo praticado por milhares de agricultores de todo mundo. Seu desenvolvimento tem se dado a partir de vários conhecimentos científicos que buscou as melhores alternativas para uso da terra tendo em vista aumentar a produtividade e a sustentabilidade dos produtores rurais.

Neste tipo de sistema, busca-se sempre imitar a natureza para aumentar a produção. Os solos estão sempre cobertos com folhas e vegetação em decomposição. O plantio é realizado consorciando diferentes tipos de culturas, árvores perenes, frutíferas, leguminosas, etc., tudo em uma mesma área, de modo que cada espécie de planta contribui para o bem estar uma da outra. Desta forma, o surgimento de pragas e doenças é mínimo ou ausente, dispensando o uso de agrotóxicos nas plantações.

Um bom material para entender melhor como funciona o sistema é curso online de agrofloresta de alta produtividade desenvolvido pelo professor Milton Padovan. O professor Milton é formado em biologia e possui doutorado em agronomia e Ph.D em agroecologia com ênfase em sistemas agroflorestais e montou o curso para compartilhar suas experiências de sucesso obtidas ao longo dos seus mais de 32 anos de trabalho como agricultor, extensionista rural, pesquisador e professor universitário.

O curso é composto por mais de 130 vídeos aulas divididas em 22 módulos que abordam desde técnicas simples até processos avançados utilizados no sistema de agrofloresta em diferentes regiões do Brasil. Mais detalhes sobre o curso, temas abordados e depoimentos você encontra clicando aqui.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.

Sobre o autor

Dianes G. Marcelino é consultor, engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.