Quase 30 anos depois, animal raro é reencontrado na natureza


Uma boa notícia vinda do sul do Vietnã, um animal que há 30 anos não era visto na natureza acaba de ser redescoberto por pesquisadores da Global Wildlife Conservation (GWC). O animal é o pequeno cervo-rato-do-vietnã de nome científico Tragulus versicolor. O nome popular é bem curioso, o animal parece uma mistura de rato com um cervo e é do tamanho de um coelho.

rato cervo do vietnã, Tragulus versicolor, cervo rato do vietnã, animal é redescoberto na natureza, vietnã,  silver-backed chevrotain, chevrotain, Vietnam mouse-deer, animais em extinção, naturezaTanto tempo sem ser visto pelo homem levou os cientistas a crerem que o animal estaria extinto na natureza, mas graças a ajuda de moradores das regiões com potencial para ocorrência do animal foi possível fazer o registro da existência da espécie. A redescoberta da espécie no sul do Vietnã foi publicada na revista científica Nature Ecology & Evolution.

Descrito em 1910, o último registro documentado de Tragulus versicolor ocorreu no ano de 1990. Mesmo sem registros documentais do cervo-rato-do-vietnã nestes quase 30 anos, os moradores locais sabiam que a espécie ainda não tinha sido extinta na natureza.

Pouco se sabe sobre a ecologia do animal e status de conservação da espécie no Vietnã. Os esforços agora são direcionados à conservação dessa e de outras espécies que ocorrem no local.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.

Sobre o autor

Dianes G. Marcelino é consultor, engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.


Quase 30 anos depois, animal raro é reencontrado na natureza Quase 30 anos depois, animal raro é reencontrado na natureza Reviewed by Dianes Marcelino on novembro 12, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.