Para difundir ainda mais a importância da Reserva Natural Rolinha-do-planalto para a conservação ambiental junto à comunidade de Botumurim/MG e turistas em geral, o local ganhou placas de sinalização, deixando a área mais completa e informativa para quem visita o espaço.

Reserva rolinha do planalto, save brasil, aves do brasil, botumirim, Minas Gerais, cerrado, ornitologia, observação de aves, biologia, passaros, passarinho, rolinhaA Reserva Natural Rolinha-do-planalto é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN criada emergencialmente para proteger o ambiente de umas aves mais ameaçadas de extinção do Brasil, a rolinha-do-planalto – Columbina cyanopis, redescoberta em 2015 em áreas de cerrado do município de Botumirim.

O local da Reserva Rolinha-do-planalto foi adquirido pela SAVE Brasil com apoio da Rainforest Trust e conta com uma área de 593 hectares voltados à conservação da espécie e de outros animais, muitos deles ameaçados de extinção, que ocorrem na região.

O projeto para conservação da rolinha-do-planalto é financiado pela Rainforest Trust, pelo Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF) e pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. As visitas à reserva podem ser agendadas com a SAVE Brasil através do email rolinhadoplanalto@savebrasil.org.br.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.

Sobre o autor

Dianes G. Marcelino é consultor, engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.