A rolinha-do-planalto (Columbina cyanopis) era até pouco tempo uma das mais enigmáticas aves do Brasil. Endêmica do bioma Cerrado, a espécie permaneceu sem registros confirmados por 75 anos, até ser redescoberta em Minas Gerais pelo ornitólogo Rafael Bessa. As primeiras fotos da rolinha-do-planalto reacenderam a esperança para manutenção desta ave na natureza.

rolinha do planalto, fotos rolinha do planalto, fotos columbina cyanopis, fotos rolinhas, espécies de rolinhas, rolinhas do brasil, rolinha animal, pássaro rolinha,  pássaro rolinha, rola pássaro, Blue-eyed Ground-Dove, rolinha do planalto descoberta em Minas Gerais, Minas Gerais, Rafael Bessa, fotos, animais em extinção, aves do BrasilPor ser uma ave extremamente rara e ter permanecido por tanto tempo sem registros, pouco se sabe sobre esta rolinha. A população recém-descoberta em área de campo rupestre no interior de Minas Gerais é composta por aproximadamente 12 indivíduos. Este fator, aliado a perda de habitat, coloca a rolinha-do-planalto na lista vermelha das aves criticamente ameaçadas de extinção.

A rolinha-do-planalto é uma ave granívora, medindo entre 15,5 a 17 centímetros de comprimento. A cor predominante da plumagem é a castanha, variando do mais claro para o mais escuro, apresentando marcações na tonalidade azul-cobalto metálico nas asas. O tarso e os pés são rosados e diferentes das outras espécies de rolinhas do Brasil, apresenta olhos na tonalidade azul-escuro.

Até o momento não foi divulgada a localização de ocorrência ou novos dados sobre a população encontrada da rolinha-do-planalto. Diversas instituições de pesquisas buscam suporte financeiro para adoção de medidas de conservação  para a espécie.

Guias de campo para identificação de aves

Essa espécie e muitas outras você pode encontrar em diversos guias de campo para identificação de aves. Eles englobam espécies a nível de Brasil ou por regiões e biomas. A nível de Brasil, destaca-se o "Guia completo para identificação de aves do Brasil - volume 2" e "Aves do Brasil Oriental - guia de bolso". De modo regionalizado, apresentando as espécies de aves com ocorrência em cada bioma ou região do país, destacam-se os guias de campo "Aves do Brasil: Mata Atlântica do sudeste" e "Birds of Brazil: the Pantanal e Cerrado of Central Brazil".

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.