Aves do Brasil: conheça as rolinhas encontradas no território brasileiro

Recentemente foi divulgado para o mundo a redescoberta da rolinha-do-planalto – Columbina cyanopis, ave brasileira rara e que já estava a 75 anos sem registros confirmados. Mas você sabia que no Brasil existem 7 espécies de rolinhas? saiba mais detalhes sobre cada uma delas.

Rolinha-do-planalto – Columbina cyanopis

Sem sombras de dúvidas está é a mais emblemática das rolinhas brasileiras. A rolinha-do-planalto já era considerada por muitos especialistas da área com uma ave extinta na natureza, visto que seu último registro confirmado datava o ano de 1941. Entretanto, recentemente o mundo recebeu a grande notícia da redescoberta desta espécie na natureza, em algum lugar do Estado de Minas Gerais. No total foram encontrados cerca de 12 indivíduos

Fotos de natureza, Rolinha-do-planalto, fotos rolinha-do-planalto, rolas, fotos Columbina cyanopis, Blue-eyed Ground-Dove, first photos Blue-eyed Ground-dove, Columbina cyanopis, rolinha-do-planalto redescoberta na natureza,  rolinha-brasileira, pombinha-olho-azul, aves extinta, aves brasileiras em extinção, imagens rolinha do planalto, natureza, conservação, avistar, avistar 2016, Rafael Bessa, birding, birds, birdwatching, re-discovery of the Blue-eyed Ground-Dove, photography Blue-eyed Ground-Dove, rolinhasAs primeiras fotos da Rolinha-do-planalto na natureza foram feitas pelo ornitólogo Rafael Bessa, biólogo que redescobriu a espécie. Pouco ainda se sabe sobre esta rolinha, considerada por muitos a mais bonita de todas. Aparentemente a espécie está adaptada a um ambiente de cerrado com a presença de solos arenosos e pedregosos, associado a uma vegetação arbórea arbustiva. 

Agora o Observatório de Aves (Instituto Butantan) e a Sociedade para a Conservação de Aves do Brasil (SAVE Brasil) trabalham em conjunto na criação de plano de conservação do rolinha-do-planalto que está enquadrada na categoria de criticamente ameaçada de extinção.


Rolinha-de-asa-canela – Columbina minuta

A rolinha-de-asa-canela é uma ave que tem ampla ocorrência no território brasileiro, podendo ser encontrada em quase todos os Estados. Pode medir até 16 centímetros de comprimento, podendo ser encontrada em áreas de campos e cerrados conservados e raramente em áreas antrópicas.

rolinha-de-asa-canela,Columbina minuta, rolas, fotos de natureza, Plain-breasted Ground-Dove, aves do brasil, rolinhas brasileiras, birds, fotos de pássaros, nature pics, natureza, blog natureza e conservação, Tocantins, aves do Tocantins, Dianes Marcelino, Marcelino D. G.Alimenta-se basicamente de sementes de capins. Está quase sempre sozinha ou em casal e em algumas raras exceções em bandos. 

Assim como outras espécies de rolinhas, sofre forte pressão de caça, sendo utilizada como animal de estimação ou para alimentação em muitas regiões de ocorrência desta ave.


Rolinha-cinzenta – Columbina passerina

A rolinha-cinzenta está presente em todos os Estados da região nordeste, no norte (com exceção do Acre) e na região sudeste no Estado do Espírito Santo.

Rolinha-cinzenta, Columbina passerina, natures pics, rolas, Fotos de natureza, Common Ground-Dove, birds, animal, birding tocantins, aves, pássaros, fotos de animais, blog natureza e conservação, nature,
Esta ave pode medir até 17 centímetros de comprimento, chegando a pesar cerca de 31 gramas. Espécie tipicamente campestre, habitando ambientes de lavrados, caatingas, matas de galerias, buritizais, campos e áreas urbanas. 

Alimenta-se principalmente de sementes, mas também incluem em sua dieta alimentar alguns insetos.


Rolinha-picui – Columbina picui

A rolinha-picui é uma ave relativamente comum ao longo de sua área de ocorrência, que abrange toda a região nordeste, sudeste e sul do Brasil, além de partes da região norte (extremo leste do Tocantins, Acre e Rondônia) e centro oeste (leste de Goiás, Mato Grosso do Sul e sul do Mato Grosso).

Rolinha-picui, Columbina picui, Picui Ground-Dove, birds, rolas, aves do brasil, fotos de aves, fotos de pássaros, aves do Tocantins, Tocantins, tocantins birding, birdwatching, blog natureza e conservação, nature, animalEstá presente em ambientes abertos com árvores, áreas antropizadas (ambiente urbano ou alterado pela ação humana), podendo adaptar-se muito bem a estes tipos de ambientes. Esta ave vive em casais ou pequenos bandos andando pelo chão.

A rolinha-picui pode medir até 18 centímetros de comprimento, atingindo até 60 gramas de peso. Alimenta-se principalmente de grãos, tendo uma maior concentração populacional próxima a áreas de plantios de grãos.

Rolinha-fogo-apagou – Columbina squammata

A rolinha-fogo-apagou é provavelmente umas das mais conhecidas dentre as espécies de rolinhas brasileiras. Está presente em todos os Estados das regiões nordeste, sudeste, centro-oeste e sul do Brasil, além dos Estados do Tocantins e leste do Amazonas, na região norte.

Rolinha fogo-apagou, Scaled Dove, Columbina squammata, rolinhas, rolas, rolinha-carijó, fogo-pagô, rola-pedrês, rolinha-cascavel, felix-cafofo,  paruru e galinha-de-Deu, fotos de aves, aves do brasil, natureza, blog natureza e conservação, Tocantins, Birds, birding, birds of Brazil, tocantins birdingÉ ainda conhecida por outros nomes populares, tais como rolinha-carijó, fogo-apagô, felix-cafofo (Paraíba), paruru, galinha-de-deus e rolinha-cascavel (interior do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernabuco), neste último caso, pelo fato da plumagem da ave lembrar as escamas da cobra cascavel.

Pode medir até 22 centímetros de comprimento e chega a pesar cerca de 60 gramas. Alimenta-se de sementes e de frutos diversos, em especial aos de uma árvore conhecida popularmente como Grandiúva (Trema micranta). Está sempre andando pelo chão, em casais ou pequenos bandos, habitando bordas de matas, pomares e diversos locais quando em área urbana (canteiros, praças, calçadas, etc.).


Rolinha-roxa – Columbina talpacoti

Dentre as rolinhas, a rolinha-roxa é a ave mais conhecida dentre as espécies de rolinhas, estando presente em todos os Estados brasileiros. Popularmente ainda é conhecida como rolinha-caldo-de-feijão (Paraíba e Ceará), rola-roxa, rola-sangue-de-boi (Pernambuco e Bahia), rolinha-vermelha, rolinha-comum, dentre outros.

Rolinha-roca, Columbina talpacoti, Ruddy Ground-Dove, rolinha-barreirinha, rolas, rolinha-caldo-de-feijão, Paraíba, Ceará, picuí-peão, rola, pomba-rola, rola-grande, rola-roxa, rola-sangue-de-boi, Pernambuco, Bahia, rolinha, rolinha-comum, rolinha-vermelha, rolinha-juruti e pomba-café, natureza, aves do brasil, pássaros, Tocantins birding, birdingPodem medir até 17 centímetros de comprimento e chegam a pesar cerca de 47 gramas. Está presente em uma série de ambientes, que vão desde áreas de cerrado, campos a locais antropizados, como o meio urbano, estando totalmente adaptada a este ambiente. 

Alimenta-se enquanto caminha pelo chão, podendo ser encontrada em casais ou pequenos bandos e às vezes em grandes grupos, principalmente quando há presença de comedouros.


Rolinha-vaqueira – Uropelia campestris

Ao lado da rolinha-do-planalto, a rolinha-vaqueira é uma das aves mais bonitas dentre as 7 espécies de rolinhas brasileiras. É facilmente reconhecida pelo fato de possuir uma longa cauda de pontas brancas, além de pés e pálpebras (área ao redor dos olhos) amarelos.

Rolinha-vaqueira, Uropelia campestris, Long-tailed Ground-Dove, birds, Tocantins, aves, rolas, aves do Brasil, fotos de pássaros, fotos, birding, tocantins birding, blog natureza e conservação, nature, animalEstá presente em todos os Estados da região centro-oeste, no norte (Amazonas, Pará e Tocantins), nordeste (Maranhão, Piauí e Bahia) e no sudeste, em Minas Gerais, ocorrendo em meio a ambientes de campos e pastos.

Pode medir até 18 centímetros de comprimento. Costuma ocorrer em casais ou pequenos bandos, não se juntando a outras espécies de rolinhas. Alimenta-se basicamente de grãos, sementes, frutas e vegetais.
Aves do Brasil: conheça as rolinhas encontradas no território brasileiro Aves do Brasil: conheça as rolinhas encontradas no território brasileiro Reviewed by Dianes G. Marcelino on 18:33 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.