A vasta extensão territorial do Brasil faz com que o país tenha uma rica biodiversidade, destacando o grupo das aves. Dentre as inúmeras espécies está o grupo das rolinhas, sendo algumas delas bastantes conhecidas pela população, como a rolinha-fogo-apagou (Columbina squammata), uma simpática avezinha e que está presente nas áreas rurais e centros urbanos.

rolinha-fogo-apagou, Scaled Dove, rolinha-carijó, rola-pedrês, felix-cafofo, paruru, galinha-de-deus, rolinha-cascavel, rolinhas, rolinha pássaro, rolinha ave, fotos de rolinha, fotos de rolinha fogo apagou, fotos de aves, aves do brasil, birds, birding, tocantins birding, animais, natureza, blog natureza e conservaçãoA rolinha-fogo-apagou está presente em quase todos os Estados brasileiros e recebe este nome pelo fato do seu canto lembrar o som da expressão “fogo apagô”. Esta ave brasileira ainda é conhecida como rolinha-carijó, rola-pedrês, felix-cafofo, paruru, galinha-de-deus e rolinha-cascavel, devido a sua plumagem lembrar escamas da cobra cascavel.

A rolinha-fogo-apagou é a única rolinha escamada, podendo medir até 22 centímetros de comprimento e a pesar até 60 gramas. Busca seu alimento no chão, forrageando em casais ou em pequenos grupos. Na natureza está sempre presente nas bordas das matas, cerradões, pomares, jardins e parques. 

É uma ave arrisca e na presença humana tende a alçar voo, escondendo nos galhos das árvores onde muitas vezes vocaliza sem que possamos visualizá-la.

Guias campo para identificação de aves

Essa espécie e muitas outras você pode encontrar em diversos guias de campo para identificação de aves. Eles englobam espécies a nível de Brasil ou por regiões e biomas. A nível de Brasil, destaca-se o "Guia completo para identificação de aves do Brasil - volume 2" e "Aves do Brasil Oriental - guia de bolso". De modo regionalizado, apresentando as espécies de aves com ocorrência em cada bioma ou região do país, destacam-se os guias de campo "Aves do Brasil: Mata Atlântica do sudeste" e "Birds of Brazil: the Pantanal e Cerrado of Central Brazil".

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.