Duas aves endêmicas do Brasil podem ganhar novos nomes populares “oficiais”. A proposta de alteração é direcionada a tiriba-de-pfrimer (Pyrrhura pfrimeri) e ao pica-pau-do-parnaíba (Celeus obrieni) e foi sugerida por grupos de pesquisadores que nos últimos trabalharam em ações de conservação destas espécies. Ambas estão incluídas na lista vermelha das espécies ameaçadas de extinção. O artigo está publicado na revista científica Atualidades Ornitológicas e contou com a colaboração de Túlio Dornas, Edson Ribeiro Luiz, Marcos Filipe Pesqueiro, Renato Torres Pinheiro, André Grassi Côrrea, Gabriel Leite e Dianes Gomes Marcelino.

tiriba-de-pfrimer, Pfrimer’s Parakeet, tiriba-do-paranã, Paranã Parakeet, novos nomes populares para aves, aves do tocantins, tocantins, tiriba, pyrrhura pfrimeri, aves ameaçadas de extinção, birds, birding, nature, animaisAs alterações afetariam os nomes populares em português e inglês dessas aves. Pela proposta, o pica-pau-do-parnaíba – Kampfer’s Woodpecker (inglês) passaria a ser popularmente conhecido como pica-pau-da-taboca – Brazilian Bamboo-Woodpecker (inglês) e a tiriba-de-pfrimer – Pfrimer’s Parakeet (inglês), teria o nome popular de tiriba-do-paranã – Paranã Parakeet (inglês).

De acordo com os autores, a proposta de alteração dos nomes populares dessas aves são baseadas em estudos sobre a distribuição geográfica e biologia sobre cada uma delas, conduzidas entre os anos de 2007 a 2014, e no feedback dos trabalhos de educação ambiental junto as comunidades locais que conhecem as espécies.

pica-pau-do-parnaíba, Kampfer’s Woodpecker,  pica-pau-da-taboca, Brazilian Bamboo Woodpecker , fotos do pica-pau-do-parnaíba, fotos pica-pau-da-taboca, celeus obrieni, pesquisadores propõem novos nomes populares para duas aves endêmicas do Brasil, aves, aves do Tocantins, birding tocantins, natureza, aves em extinçãoAs alterações dos nomes atuais pelos nomes recomendados tiriba-do-paranã e pica-pau-da-taboca, representam com maior fidedignidade as características biogeográficas mais relevantes de ambas as espécies, além de estreitar a relação das comunidades locais com as duas aves.

Segundo Túlio Dornas, o uso da palavra Paranã traz uma forte carga de identidade regional à tiriba-de-pfrimer, até então não percebida pelas populares locais A informação repassada à comunidade de que a espécie é encontrada somente nas matas secas da bacia do rio Paranã, entre o Tocantins e Goiás, trouxe um efeito inicial de surpresa, acompanhado de uma sensação de grande privilégio em ter uma espécie de ave exclusiva da região, não ocorrendo em nenhuma outra parte do mundo.

O mesmo ocorre para o pica-pau-da-taboca, de modo que, enfatizar suas características biológicas em seu nome popular, como sua especialização a ambientes formados por tabocais representa uma alternativa mais apropriada uma vez que a menção ao rio Parnaíba apresenta ser uma característica geográfica que tem apresentado pouca relevância diante da atual distribuição geográfica da espécie, conclui os pesquisadores.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.

Sobre o autor

Dianes G. Marcelino é engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.