A precariedade da arborização em Parauapebas/PA tem reduzido a qualidade de vida da população. Quase todas as ruas da cidade apresentam uma arborização deficitária, com poucos indivíduos arbóreos, comprometendo a circulação dos pedestres nas horas mais quentes do dia.

Parauapebas, arborização urbana de Parauapebas, arborização urbana, plano de arborização de Parauapebas, Pará, Parauapebas tem arborização deficitária, efeitos da arborização na saúde, como arborizar uma rua, como plantar árvore na calçada, arborização de calçadas, Parauapebas Pará, Sociedade Brasileira de arborização urbana, índice de arborização urbana, bairros de parauapebasA arborização urbana é de grande importância nos centros urbanos, uma vez que desempenha diversos serviços ambientais. Ela atua no conforto climático, reduzindo a sensação de calor através das sombras das árvores, reduz a poluição sonora, do ar e visual, sendo ainda um elemento fundamental na manutenção da biodiversidade, seja fornecendo alimento ou promovendo a dispersão de espécies da fauna.

A Sociedade Brasileira de Arborização Urbana recomenda que nas cidades o índice de arborização seja de 15 m² por habitante, entretanto, de acordo com dados do IBGE 2010, em Parauapebas, apenas 30,5% dos domicílios urbanos tinham arborização nas vias, o que certamente coloca o índice de arborização por habitante abaixo do recomendável.

Até mesmo nos novos bairros de Parauapebas, ditos planejados, os empreendedores não se preocuparam com o quesito arborização das ruas dos loteamentos. A realidade é extensas ruas sem ou com pouquíssimas árvores ao longo da via. Para sair de casa, nos horários mais quentes do dia, a solução dos moradores é proteger do sol com sombrinhas ou guarda-chuva.

A área mais arborizada de Parauapebas é parte do canteiro da PA-275, com um amplo corredor verde de aproximadamente 2 Km de extensão. Por ser um ambiente bem cuidado, ao longo do seu percurso a população pratica diversas atividades, como caminhada, musculação, piqueniques, ensaios fotográficos, etc. Muitas pessoas saem de bairros distantes para usufruir dos benefícios da arborização do canteiro da PA-275, demonstrando o papel integrador e de promoção do bem estar social desse elemento da natureza, as árvores.

Entretanto, por si tratar de um ambiente urbano, a arborização da cidade deve seguir critérios técnicos pré-estabelecidos, observando a realidade da cidade. Estes critérios deverão estar inseridos em um Plano de Arborização, e somente um bom plano poderá ser capaz de transformar uma cidade de aparência inóspita em um lugar convidativo, promovendo encontros, socialização e atuando no bem estar dos cidadãos.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.


Sobre o autor

Dianes G. Marcelino é engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.