Elaboração do plano de arborização urbana de Palmas é objeto de estudo no município

Remanescente de vegetação nativa - Salvertia convallariodora - Chapéu de couroDesde o início do ano estão sendo realizados os trabalhos para elaboração do plano de arborização da cidade de Palmas – Tocantins. Executado pela Ecótono Engenharia de Meio Ambiente e pela Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas, sob a coordenação do professor Dr. Renato Torres Pinheiro, o plano tem como objetivos orientar o Poder público e a população em geral quanto à correta escolha das espécies para plantio, monitoramento e conservação da arborização na área urbana.

Os trabalhos estão em fase final de levantamento de campo e análise de dados. Os resultados desta fase compõem o diagnóstico da arborização urbana de Palmas e tem a finalidade de avaliar a situação atual da arborização da cidade. O maior desafio é integrar diferentes aspectos da arborização da cidade, obtendo como resultado uma paisagem com valores estéticos, sociais e ambientais, promovendo o bem estar social, o equilíbrio climático e a manutenção da biodiversidade, destacou o professor Renato Torres.
 Ipê amarelo - Espécie nativa do cerrado na área urbana de Palmas.

Periquito de encontro amarelo se alimentado em área urbana, Palmas/TO.

 Valor estético e integração da arborização urbana na manutenção da biodiversidade.
Esse diagnóstico será o ponto de partida para a proposição de diretrizes técnicas que visem orientar a escolha correta das espécies, o plantio e a manutenção da arborização das ruas, áreas verdes, praças, rotatórias e avenidas da área urbana de Palmas. Segundo o engenheiro ambiental e mestre em ecologia, Dieyson Rodrigues, a ideia é propor algo que priorize o uso das espécies nativas do cerrado na arborização, principalmente nas áreas verdes e praças, visto que muitas têm potencial para essa finalidade e estão adaptadas as condições do clima, reduzindo os custos com manejo e substituições.

O projeto é financiando pela Havan, como contrapartida de compensação ambiental para o município de Palmas e conta com o apoio da FAPTO – Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins.
Elaboração do plano de arborização urbana de Palmas é objeto de estudo no município Elaboração do plano de arborização urbana de Palmas é objeto de estudo no município Reviewed by Natureza e Conservação on 12:32 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.